F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Duas novidades aerodinâmicas que saltaram aos olhos nos testes

O ritmo do Force India no primeiro dia de teste surpreendeu, com o pouco experiente Esteban Ocon a ficar a apenas 0,2 s do mais rodado Pascal Wehrlein no muito mais competitivo Mercedes. A versão B do VJM08 parece, de facto, uma grande evolução mas chamou a atenção numa única volta em que usou uma frente… nunca vista.

Numa solução original, o nariz tem duas grandes passagens para o ar que, teoricamente, servirão para deixar passar maior fluxo sob a carroçaria que é depois canalizado para os diferentes apêndices aerodinâmicos, gerando maior apoio, logo, mais aderência. «O desenvolvimento está na boa direcção e o carro estava mega rápido», comentou Ocon, antecipando que «o carro deverá ser bastante rápido em Silverstone».

A chamada versão B do VJM08 é quase um outro monolugar, tendo mesmo sido submetido a novos ‘crash tests’ da FIA … Segundo o director da equipa, Bob Fernley, as novidades estarão «na asa dianteira, nariz, pilares da asa traseira, um novo ‘chão’ e o redesenho da própria monocoque para ‘encaixar’ todas as novidades». As expectativas deixadas para Silverstone são, assim, muito altas.

Outra novidade que deu nas vistas nos testes que decorrem na Áustria foram as pequenas asas colocadas nas laterais do Williams FW37, à frente das rodas traseiras. Susie Wolff rodou relativamente pouco porque esteve, essencialmente, a experimentar uma quantidade de novas peças. Estes mini apêndices são, inclusive, de legalidade duvidosa, tais as limitações existentes para a colocação de novos dispositivos aerodinâmicos.

Servem, não só para aumentar o apoio na parte traseira do carro, mas também para desviar o ar das rodas traseiras, «acalmando» o normal turbilhão que estas causam e permitindo um ar mais «limpo» a passar pela asa posterior. A Williams não falou sobre o assunto e, perante a incerteza acerca da possibilidade legal de utilização desta novidade, pode pensar-se numa experiência de recolha de dados para desenvolvimentos futuros.

Partilhar Notícia.