F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Rússia – E Rosberg voltou a bater Hamilton!...

Nada de novo na frente oriental… Pela 11.ª vez esta época, a Mercedes monopoliza a 1.ª linha da grelha mas, pela segunda vez seguida, é Nico Rosberg que fica com a «pole» para o G.P. da Rússia, batendo Lewis Hamilton por claros 0,32 s. Com uma volta que foi 1,4 s mais rápida que a «pole» do ano passado – não foi só a evolução dos carros, os pneus mais macios também ajudaram –, o alemão colocou-se na frente para a corrida de amanhã, esperando que os treinos intensivos de arranques feitos ontem o ajudem a bater o colega de equipa na partida!

Uma vez mais, Valtteri Bottas apareceu para se intrometer entre os Mercedes e os Ferrari, com uma primeira volta bastante rápida em que mostrou que, mesmo um motor Mercedes da anterior geração (relativamente aos da equipa oficial), é uma «arma» temível nesta pista. De qualquer forma, tendo batido Sebastian Vettel por apenas 0,05 s, a luta entre o Williams e o Ferrari poderá ser bem interessante. O favoritismo deverá ir, contudo, para a Scuderia devido aos tradicionais problemas de degradação dos pneus traseiros dos Williams, logo numa prova em que os pneus mais macios poderão colocar dificuldades a várias equipas…

A primeira parte da qualificação chegou a ser aproveitada para algumas voltas com depósitos cheios para preparar a corrida, tentando recuperar algum trabalho que não foi feito no treino livre encurtado pelo acidente de Sainz. Mas quando o cronómetro falou mais alto, não houve grande surpresa, com os Manor no final da tabela dos tempos e Alonso «despromovido» mesmo no último momento por Nasr. O que, no caso do espanhol, nem foi grave, dado que terá sempre de largar do final da grelha pela troca de motor.

A maior surpresa da segunda parte da qualificação terá sido o 15.º tempo de Felipe Massa, enredado no tráfego, a nunca conseguir uma volta limpa e, por fim, a cometer um erro numa das curvas. O brasileiro parece não se dar bem com a pista russa… Melhor qualificação de Button desde o G.P. do Mónaco (e sem o motor novo da Honda) e desilusão para Kvyat que falhou por um décimo a passagem à fase final da decisão dos primeiros dez lugares da grelha.

Na terceira e decisiva fase do treino, assistiu-se a algo invulgar, quase todos os pilotos a fazerem uma volta lançada antes da volta verdadeiramente rápida, de forma a terem os pneus à temperatura ideal. Rosberg estabeleceu a melhor volta logo na primeira tentativa e, na segunda ronda, Hamilton procurou atacar a «pole» mas cometeu um erro na curva 13 e nem terminou a volta, entregando a «pole» ao colega de equipa.

Tirando os dois Ferrari que estão sempre ali nos lugares da frente, os motores Mercedes ajudaram os dois Force India e o Lotus de Romain Grosjean a colocar-se em lugares de destaque e em posição de poderem protagonizar lutas interessantes na corrida de amanhã. Já no campo da Red Bull parece viver-se algum clima… depressivo e Ricciardo foi largamente batido pelo Toro Rosso de Verstappen. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Nico Rosberg Mercedes 1.37,113
2.º Lewis Hamilton Mercedes 1.37,433
3.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.37,912
4.º Sebastian Vettel Ferrari 1.37,965
5.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.38,348
6.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.38,659
7.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.38,691
8.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.38,787
9.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1.38,924
10.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1.39,728
11.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.39,214
12.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.39,323
13.º Jenson Button McLaren/Honda 1.39,763
14.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.39,811
15.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.39,895
16.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.40,144
17.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.40,660
18.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.43,693
19.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari 1.43,804

A corrida arrancará amanhã, ao meio-dia de Portugal Continental, eventualmente com 19 pilotos na grelha. Carlos Sainz fez um «scan» completo ao corpo que não revelou qualquer lesão mas passará esta noite no hospital por precaução. O espanhol já disse que quer correr amanhã mas não há memória de um piloto ter passado a noite do Grande Prémio em observação e ter sido autorizado a alinhar na corrida… No entanto, os comissários já disseram que o autorizarão, caso passe o exame médico da FIA, à chegada ao circuito.

Partilhar Notícia.