F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Eis a nova frente do McLaren… que vai 20 lugares lá para trás!

Foi só na segunda sessão de treinos, mas Fernando Alonso lá estreou a nova frente do McLaren MP4/30, com um nariz visivelmente mais curto: se antes o extremo do carro ultrapassava o bordo dianteiro da asa da frente, agora fica claramente aquém, tendo sido encurtado em 10 a 15 cm (a equipa não divulgou dados).

Agora, como se pode ver na primeira foto, o nariz começa quase no final da asa, deixando mais espaço para que o ar proveniente da chamada zona neutra – a parte central da asa, a direito, obrigatoriamente com 50 cm – possa passar livremente para ser canalizado pela zona inferior do chassis. O «nariz» curto é, aliás, uma solução preconizada pela maior parte das equipas, mantendo-se a Ferrari como uma das poucas defensoras da frente a ir além da asa.

Apesar da estreia dos novos componentes aerodinâmicos, a verdade é que Alonso teve uma sessão de treinos difícil, com alguns problemas e evidente falta de velocidade. Pior ainda é a penalização de 20 lugares na grelha por ter montado o quinto motor térmico (10 lugares), mais o quinto turbo (5 lugares) e o quinto sistema MGU-H (mais 5). Também mudou o MGU-K, mas por ser o terceiro este ano não sofre qualquer penalização.

Obviamente que, neste caso, é impossível cumprir a penalização de 20 lugares, pelo que o regulamento prevê a sua substituição por «castigos» em tempo, consoante os lugares que ficarem por aplicar: de 1 a 5 lugares tem de parar 5 s na «boxe» antes de os mecânicos poderem mexer no carro; de 6 a 10 lugares são 10 s de paragem; acima de 11 lugares (que é o mais provável, atendendo aos tempos obtidos…) é uma passagem a andar pelas «boxes», sem poder parar para trocar de pneus («drive through»).

Partilhar Notícia.