F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Época desastrosa fragiliza as finanças da McLaren

A McLaren começa a ficar numa complicada situação de equilíbrio financeiro devido à falta de resultados desportivos. Que já vêm dos últimos dois anos mas que a actual época desastrosa só está a piorar! De momento a equipa está na 9.ª posição do Mundial e as perspectivas de subir várias posições são, de forma realista, reduzidas.

Mesmo com o «upgrade» que a Honda está a preparar, usando todas as «fichas» de desenvolvimento e que poderá dar mais 70 cv ao seu motor, ainda será «curto» para poder lutar pelos lugares da frente. E na F1 as compensações financeiras estão directamente ligadas aos resultados, mesmo se a McLaren é das equipas que ainda tem direito a um substancial bónus por participação.

De qualquer forma, desde que perdeu o seu patrocinador principal (a Vodafone), há três anos, a equipa britânica nunca mais conseguiu atrair uma empresa disposta a financiar de forma choruda as suas actividades, o que parece estar cada vez mais difícil. E mesmo que a sua divisão de automóveis esteja a conhecer razoável sucesso, não é suposto ser ela a financiar o programa de Fórmula 1.

Um perito da «indústria» da F1 confidenciou ao «Sunday Times»: «É surpreendente como chegaram até aqui… Poderiam ter conseguido um contrato de 60 milhões de euros por três anos, o que significa que lhes faltam 180 milhões no orçamento. Mas agora, com tão fracos resultados, serão os potenciais patrocinadores a ditar quanto querem pagar ou vão para outro lado».

A verdade é que o McLaren continua sem patrocinador principal e o director da equipa, Eric Boullier, reconhece a situação problemática que já vem de trás, mas que a péssima época de estreia com a Honda só veio complicar: «Este ano vai ferir a nossa facturação, teremos de encontrar uma forma de cobrir essas perdas».

Partilhar Notícia.