F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA acelera estrutura halo para a implementar em 2017

A FIA está a pressionar para que a protecção dos habitáculos dos Fórmula 1 avance mesmo no próximo ano, depois de a Ferrari ter dado uma boa ajuda com a utilização da estrutura halo durante os testes de Barcelona. «É uma possibilidade muito real», respondeu o presidente da FIA, Jean Todt, interrogado quanto à hipótese daquela estrutura ser adoptada em 2017.

«Estamos a esforçar-nos para a integrar o mais cedo possível», confirmou o responsável da segurança da FIA, Laurent Mekies. «Certamente que o teste ajudou a levantar algumas questões e a dar maior visibilidade, pelo que espero que sejam feitos testes de validação nos próximos seis meses».

O facto de o prazo para alterações às regras de 2017 sem a necessidade de unanimidade entre as equipas se ter esgotado a 1 de Março não atemoriza Mekies no que respeita à adopção daquela estrutura de protecção: «Na verdade, o verdadeiro prazo é o ‘timing’ das equipas para modificar os seus carros. E como os projectos na F1 são feitos com grande antecedência, se o queremos implementar em 2017 teremos de tomar a decisão nos próximos meses. Ninguém quer tomar decisões à pressa, mas estamos a tentar avançar o mais rápido que podemos».

Além da estrutura em halo, como a experimentada por Vettel e Raikkonen, no Ferrari, a FIA está ainda a estudar duas outras alternativas: uma composta por três barras longitudinais à frente do piloto; e outra, chamada AFP (aditional frontal protection), formada por pequenas rampas colocadas à frente do habitáculo que projectariam uma roda solta sobre o habitáculo, tendo menor impacto visual.

Partilhar Notícia.