F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA alerta pilotos para as consequências de cortarem as chicanes

Pontos de ultrapassagem por excelência mas travagens delicadas por definição, as duas primeiras chicanes de Monza são «convites» quase descarados para os pilotos as cortarem, podendo ganhar algum benefício de uma manobra mais exagerada. Pois a FIA, na sua cruzada a obrigar os pilotos a respeitarem os limites das pistas, lançou um aviso claro quanto ao que sucederá a quem cortar aquelas duas chicanes.

«Qualquer piloto que usar parte das áreas por trás da segunda corda das curvas da primeira ou segunda chicanes e que seja suspeito de, com isso, ganhar algum tipo de vantagem, será imediatamente investigado pelos comissários», lê-se numa nota enviada a todas as equipas.

Aviso que só reforça as medidas já tomadas pela FIA e que passa pela colocação das lombas amarelas e negras que desencorajam os pilotos a cortarem as chicanes, por não só os fazerem perder tempo mas também por implicarem fortes embates nas suspensões dos seus monolugares. Além disso, aquelas lombas foram colocadas na segunda chicane, obrigando os pilotos a fazerem um percurso maior antes de voltarem à pista, com uma marcação a vermelho e branco que terão de respeitar.

Na primeira chicane, caso falhem a travagem e sigam em frente, terão de ziguezaguear pelo meio de três filas de blocos de poliestireno, especificando a referida nota que apenas razões «claramente inevitáveis» poderão justificar que os carros sigam em frente pela relva. Pilotos de «rédea curta»… ou um fim-de-semana com muitas penalizações?

Partilhar Notícia.