F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA avança com os testes do «shield» já em Silverstone… com o halo à espreita!

A FIA avançou muito rapidamente nos estudos e testes preliminares da sua nova protecção dos habitáculos dos F1 e vai avançar com uma primeira experiência já no próximo Grande Prémio, em Silverstone, com o «shield», de que apresentou hoje uma primeira imagem. Montada num Williams, embora seja a Ferrari a fazer o primeiro teste, no primeiro treino livre do G.P. da Grã-Bretanha. Com uma garantia da FIA: os F1 de 2018 terão algum tipo de dispositivo para proteger os habitáculos!

O «shield» é um escudo transparente que começa bem à frente no nariz do monolugar vindo encaixar na protecção da cabeça já existente, aquela que saltou no carro de Hamilton em Baku. É feito em policarbonato, sendo resistente para proteger o piloto de detritos e peças de outros carros que sejam projectadas e aberto em cima para rápida saída de carros acidentados, proporcionando boa visibilidade pela sua transparência.

A FIA explicou que a geometria final está ainda a ser trabalhada em conjunto com diversas equipas de F1 e que a que mostrou na imagem divulgada é só uma das hipóteses consideradas. Têm estado a ser realizados diversos testes tanto em ambiente fechado como ao ar livre para que, em Setembro, no decorrer do G.P. de Itália, seja possível fazer uma sessão de testes geral que deverá envolver todas as equipas. O «escudo» transparente está a ser produzido por uma companhia italiana, a Isoclima, que já produziu componentes para outras competições.

É verdade que a FIA não explicou, no curto comunicado que acompanhou esta primeira imagem, a que conclusões terá chegado quanto à visibilidade deste dispositivo não só em dias de chuva mas também com o óleo que os carros da frente vão largando. Nesse aspecto, até seria bom que o primeiro treino livre do G.P. da Grã-Bretanha começasse com chuva para termos uma primeira resposta quanto a isso, provavelmente de Vettel que adora ser «cobaia» de todas estas inovações…

O que a FIA terá dado a entender às equipas é que, em 2018, haverá mesmo um dispositivo de protecção dos habitáculos, o que poderá ser imposto sem que haja concordância das escuderias, na base de se tratar de uma questão de segurança. E que se não houver condições para avançar com o «shield», então será mesmo recuperada… a estrutura em halo que já julgávamos arrumada num armazém empoeirado!

Partilhar Notícia.