F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA com truques aerodinâmicos de Ferrari e Red Bull debaixo de olho…

A FIA e, em particular, o responsável para a Fórmula 1, Charlie Whiting, estão a analisar com «olho de lince» as asas traseira da Ferrari e dianteira da Red Bull, depois de terem aparecido algumas evidências de uma exagerada flexibilidade de alguns dos seus componentes.

Aquelas equipas teriam arranjado forma de, mantendo-se dentro da letra dos regulamentos, conseguirem dar flexibilidade a componentes daqueles apêndices aerodinâmicos, o que poderia contrariar o espírito da alínea b) do artigo 3.15 que estipula aqueles componentes não podem mover-se.

No caso da Ferrari trata-se, não propriamente da grande asa traseira, mas de uma mais pequena, em baixo, que passa por baixo do escape, bem como do pequeno apêndice sobre a saída dos gases a que os britânicos chamam de «monkey seat». Ao flectirem sob a pressão do ar, isso permitiria que o carro ganhasse velocidade de ponta nas rectas.

Já no que respeita aos Red Bull, será um dos vários elementos da asa dianteira (a nenhum daqueles sujeitos a testes de flexibilidade) que poderá «abrir-se», canalizando o ar em torno das rodas dianteiras. Não está em causa a legalidade dos carros, apenas a forma como os engenheiros das respectivas equipas poderão ter conseguido contornar a regulamentação o que, afinal, faz parte do seu trabalho…

No entanto, estando a FIA já atenta a estes detalhes que terão sido detectados durante os últimos testes realizados em Barcelona, poderão ser implementados novos testes para controlar elementos que, até aqui, não são controlados. Nomeadamente o tal apêndice aerodinâmico inferior da traseira do Ferrari e os «monkey seats».

Partilhar Notícia.