F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA quer acabar com as largadas atrás de «safety car»!

Ainda há uma semana dávamos conta do desagrado de Lewis Hamilton e Alain Prost relativamente ao arranque do G.P. da Grã-Bretanha ter acontecido atrás do «safety car», por haver muita água na pista. Foi, aliás, a segunda vez que sucedeu este ano, depois do Mónaco. E também adiantámos uma proposta de Prost que… a FIA acaba de, aparentemente, acolher, podendo aplicá-la já em 2017!

Na altura, o tetracampeão francês, procurando equilibrar o lado da segurança com a necessidade de manter o espectáculo e a emoção de uma partida real, propusera a hipótese de as corridas começarem, de facto, atrás do «safety car». Mas, assim que houvesse pouca quantidade de água na pista e esta fosse segura, os pilotos paravam na grelha e efectuavam um arranque normal.

As palavras de Prost parece não terem caído em saco roto, pois Charlie Whiting, director de prova da F1, já agendou uma reunião com os responsáveis das equipas, à margem do G.P. da Alemanha, para tentar acabar com as partidas atrás do «safety car».

E consta que a proposta que está em cima da mesa é muito semelhante à de Prost, ou seja, umas voltas atrás do «safety car» só para ir secando a pista para, quando houver condições consideradas seguras, se proceder a uma largada normal. Uma boa ideia para evitar o total anticlímax que é uma largada com «safety car». Se houver acordo a medida entrará em vigor já em 2017. Mas há-de haver alguma equipa com objecções… como sempre!

Partilhar Notícia.