F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA endurece regras das transmissões e vigia electronicamente limites da pista!

A FIA continua a «correr» atrás das equipas de F1, procurando limitar as interpretações que estas fazem dos regulamentos ou das decisões dos Comissários Desportivos. E, na sequência da penalização de 10 s aplicada a Nico Rosberg no G.P. da Grã-Bretanha, por quebra das limitações das comunicações rádio, a FIA vem agora «afinar» essas mesmas regras. Porque já havia muitos comentários de que, face a um problema grave num carro, uma equipa poderia ajudar um piloto a terminar uma corrida e a somar pontos, sabendo que só teria de «pagar» 10 segundos…

Assim, a FIA veio agora introduzir uma nova «nuance» para desencorajar essa ideia. «A indicação de um problema no carro é permitida, mas essa mensagem deve incluir uma instrução de entrada obrigatória nas ‘boxes’ para solucionar o problema ou para retirar o monolugar». Por outro lado, a FIA liberta as comunicações a todo o «pit lane» e não apenas ao interior das garagens, o que significa que os engenheiros podem falar com os pilotos enquanto estes rolarem ao longo da via das «boxes».

Além disso, a FIA obriga as equipas a provar que as dicas para um piloto alterar qualquer modo de funcionamento do seu carro esteve exclusivamente relacionado com uma avaria: «As instruções para seleccionar valores pré-determinados são permitidas se tiverem como único propósito resolver uma falha num sensor, transmissor ou outra avaria que não seja detectada pelo ‘software’ do carro».

Mas não será só nas comunicações que a FIA vai estar atenta, pois também o ocorrido nas últimas duas provas, com os pilotos a ultrapassarem os limites das pistas, vai ser fiscalizado… electronicamente na Hungria! Na Áustria houve o problema dos correctores de que os pilotos se queixaram… mas que não deixaram de usar e abusar. Na Grã-Bretanha foram vários os tempos anulados na qualificação por os pilotos excederem os limites da pista em três curvas pré-determinadas, embora o tenham feito noutras.

No Hungaroring há duas curvas, a 4 e a 11, em que é habitual os pilotos alargarem as trajectórias em demasia, em especial a primeira. Para mais este ano em que, depois de reasfaltada a pista, quase não há diferença de altura entre asfalto e corrector… Por isso a FIA já avisou que terá um sistema electrónico nessas duas curvas, montado 1,6 metros para lá da linha branca que determina o fim da pista e que detectará se os carros passam com as quatro rodas para fora da pista. Casos em que os tempos da qualificação serão anulados ou poderá haver penalizações na corrida.

Partilhar Notícia.