F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA estuda formas de impedir os pilotos de… «abusarem» das pistas

A FIA e as equipas estão a trabalhar em conjunto para pôr os pilotos… nos eixos, ou seja, obrigá-los a cumprir os limites das pistas, o que se está a revelar mais e mais difícil, em especial pelas escapatórias serem agora quase todas em asfalto. «Os pilotos estão a abusar muito mais dos circuitos do que quando as escapatórias eram em gravilha… porque podem», resume Christian Horner, da Red Bull. «E qualquer vantagem que um piloto possa usar, vai usá-la!».

O problema é não só desportivo – e os Comissários têm apertado o controlo e aumentado as penalizações por exceder os limites da pista, mas só quando os pilotos ganham óbvia vantagem com isso – mas, em especial, de segurança, como se viu na Bélgica, pelo «stress» adicional que pode causar nos pneus. A passagem por algum corrector defeituoso ou por cima de detritos que estivessem fora da pista continuam a ser as causas apontadas para os rebentamentos dos pneus de Rosberg e Vettel em Spa.

Mas não é fácil arranjar uma forma de evitar que os pilotos alarguem as trajectórias para lá dos limites das pistas porque as lombas ou correctores altos podem ser desencorajadores mas colocam problemas de seguranças aos pilotos que genuinamente têm de usar as escapatórias por um exagero na pilotagem ou falha do carro. «Não é um trabalho fácil para a Pirelli», reconheceu Horner. «Os correctores são diferentes em todos os circuitos onde vamos».

Uma das ideias que está em cima da mesa é pintar as escapatórias com linhas paralelas com um certo relevo, de forma a que os pilotos que lá forem se sintam desconfortáveis e isso, de certa forma, lhes retire andamento. Mas há sempre o risco de o embate do chassis nesses relevos ser demasiado exagerado, como sucedeu a Maldonado na Bélgica, com o Lotus a encaixar um impacto de 17 G’s que o levou ao abandono.

Aliás, o venezuelano defende outra forma de controlar o problema, com um controlo mais apertado dos pilotos e um aviso à segunda infracção que leve a forte penalização ou até à desclassificação na seguinte. Refira-se que só se considera que o piloto excedeu os limites da pista quando as quatro rodas ultrapassam totalmente a linha branca que delimita a pista… o que nem é bem o caso da foto de Vettel que ilustra este artigo…

Partilhar Notícia.