F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA inventa corrector para… pôr os pilotos na linha!

Continuando na sua «luta» para forçar os pilotos a manterem-se dentro dos limites das pistas, a FIA poderá jogar agora uma nova cartada que os impedirá de ganhar vantagem ao irem para lá do asfalto: novos correctores à saída das curvas que, sem colocar em causa a segurança, tornarão tão desagradável a condução que, acha a FIA, desencorajará os pilotos de ali passarem…

Estes novos correctores têm o dobro da largura dos actuais e dois patamares, o primeiro fica 25 mm abaixo do asfalto e o segundo 50 mm abaixo. Segundo Charlie Whiting, director de prova da F1, este novo corrector acaba por punir os pilotos que procuram ganhar vantagem alargando em demasia as trajectórias para tirarem partido das enormes escapatórias em asfalto que marcam os circuitos modernos.

«Teoricamente, à medida que o carro vai entrando no corrector vai ficando cada vez mais desconfortável para o piloto. E se tiver de por duas rodas para lá do corrector, depois tem de o atravessar de novo, o que deve ser desencorajante». Se o for, acabam-se as dores de cabeça dos comissários desportivos, com inúmeros casos em cada prova para decidir se pilotos que excedem os limites da pista ganharam ou não vantagem com a manobra…

Dois protótipos destes correctores foram testados no circuito espanhol de Motorland Aragon na altura da prova do MotoGP e os pilotos aprovaram a solução. «A ideia é que este corrector funcione tanto com motos como com carros porque queremos tornar os circuitos compatíveis com ambas as disciplinas», explicou Whiting.

Partilhar Notícia.