F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA perdoa Vettel mas promete mão pesada para próximos mal-criados

Os vários pedidos de desculpa em que Sebastian Vettel se desdobrou no pós G.P. do México, tanto em conversa com o director de prova Charlie Whiting, como por carta forma para a FIA, deram resultado e o piloto alemão não sofrerá qualquer punição pelo palavreado insultuoso utilizado no passado domingo. Mas a FIA aproveitou para pôr um limite nestas situações que, a partir de agora, irão para o tribunal desportivo.

No fim-de-semana mexicano, Vettel andou «endiabrado» nas comunicações rádio, tanto em relação a outros pilotos como, nas últimas voltas da corrida, para com o director de corrida, perdendo as estribeiras. Ao insultar, via rádio, Charlie Whiting, o alemão colocou-se numa posição delicada em que poderia ser alvo de um processo disciplinar que poderia ir até à sua suspensão por uma corrida. Percebendo a gravidade da situação, multiplicou-se em pedidos de desculpa, à FIA, a Whiting e até a Verstappen, garantindo que não se repetiria uma situação daquelas.

«À luz das suas sinceras desculpas e forte empenhamento, o presidente da FIA decidiu, de forma excepcional, não tomar qualquer medida disciplinar em relação ao Sr. Vettel, levando o caso do Tribunal Internacional da FIA», lê-se num comunicado da entidade federativa. «A FIA condenará sempre o uso de linguagem ofensiva no desporto automóvel – em especial quando dirigida a dirigentes e/ou outros competidores – e espera que os participantes nos seus campeonatos respeitem e recordem o exemplo que devem dar ao público e, em particular, às gerações mais jovens».

Perdoado Vettel, a FIA fez questão de frisar o carácter excepcional desta decisão, prometendo mão pesada para episódios futuros: «A FIA aproveita a oportunidade para alertar que, na eventualidade de voltar a ocorrer um incidente similar ao que sucedeu no México, serão tomadas medidas disciplinares que passarão por levar o referido incidente a julgamento perante o Tribunal Internacional da FIA».

Portanto, desta vez Vettel salvou-se do castigo, podendo correr o G.P. do Brasil sem quaisquer problemas. Mas é bom que se acalme de cada vez que carregar no botão do rádio…

Partilhar Notícia.