F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA surpreende ao apresentar o «Shield», protecção alternativa ao halo

A FIA surpreendeu os próprios pilotos de F1 ao apresentar-lhes, durante o «briefing» habitual do primeiro dia de treinos, um novo dispositivo de protecção dos habitáculos que tem estado a desenvolver sob o maior secretismo! Chama-lhe «Shield» (escudo) e é muito diferente do halo, sendo até mais aproximado do conceito do Aeroscreen apresentado há quase um ano pela Red Bull, no G.P. da Rússia (nas fotos).

Não há ainda imagens do dispositivo que foi desenvolvido sob a direcção do responsável da FIA pela segurança, Laurent Meckies, mas a reacção dos pilotos não foi famosa… Trata-se de um ecrã do género do Aeroscreen mas mais pequeno e que começa mais à frente na carroçaria servindo, essencialmente, para proteger das peças mais pequenas. Para o desenvolvimento do Shield partiu-se do princípio que as rodas «voadoras» deixaram de ser um problema com as formas cada vez mais sólidas que as agarram às carroçarias…

Os pilotos foram os primeiros a ser consultados, antes mesmo dos engenheiros, o que é uma inversão do processo habitual, com a FIA a procurar primeiro uma reacção mais emocional daqueles que, afinal, serão os utilizadores do Shield que pretende, acima de tudo, contornar a polémica e a divisão criada pelo halo. Mas, por algumas reacções escutadas, o Shield parece conseguir a unanimidade… contra!

«Eu preferia não ter nada, assim como está agora é fantástico», disse Kevin Magnussen. «O grande problema vai ser na chuva, já é difícil ver alguma coisa, com aquilo não se vai ver mesmo nada». Já Daniil Kvyat mostrou-se ainda mais crítico: «Não acredito neste projecto, não é um Aeroscreen, acaba até por ser pior porque não se vê nada…». Já Romain Grosjean fez um resumo bem claro: «Há duas opiniões diferentes, há os pilotos que querem o halo já e os que não querem nada… Eu não quero halo nem Aeroscreen nem Shield! Agora que finalmente voltámos a ter carros com um visual agressivo não quero pôr nada que os estrague!».

Teoricamente, a FIA tem de tomar uma decisão – por voto na Comissão de F1 – até ao final deste mês acerca da protecção dos habitáculos. A partir de 30 de Abril, qualquer alteração aos regulamentos de 2018 só com o voto unânime das equipas e toda a gente sabe o que isso significa… Há, no entanto, a possibilidade de a FIA impor uma medida deste género, com base na melhoria da segurança da Fórmula 1.

Por outro lado, a entidade federativa poderá ter, neste momento, um pau de dois bicos no halo e daí ter avançado com este Shield. Apresentado, publicitado e descrito em vários documentos como um dispositivo que aumenta a segurança dos habitáculos, poderá levá-la a ser processada por algum piloto que sofra ferimentos graves num monolugar, caso o sistema não tenha sido adoptado. Mas, por outro lado, o mesmo poderá acontecer se o dispositivo for imposto e se tiver um papel de agravante num acidente… Isso não sucederá com este Shield que ainda não foi apresentado nem documentado, daí este aparecimento repentino para discussão.

Partilhar Notícia.