F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

FIA tomou medidas para garantir realização do Grande Prémio

Tendo insistido em manter o horário previsto para o Grande Prémio da China, pesar das previsões que apontam para 90% de possibilidades de chuva (e forte…) em Xangai, a FIA tomou algumas providências para que a prova se possa realizar. Ou seja, para que não se repitam os impedimentos que a levaram a cancelar praticamente todos os treinos de sexta-feira, quando o helicóptero médico esteve quase todo o tempo sem poder voar.

Nessa situação – porque houve uma fase em que o problema de visibilidade para o helicóptero era no próprio circuito – o transporte de um eventual ferido pode ser feito de ambulância mas não pode demorar mais de vinte minutos. O que seria impossível para o hospital de prevenção para o G.P. da China que fica a 38 km do circuito, numa cidade com um trânsito caótico…

Há um outro hospital a 5 km da pista mas que não terá as condições julgadas indispensáveis, nomeadamente ao nível de neurocirurgia, para dar assistência a um Grande Prémio de F1. No entanto, nas últimas horas, a FIA conseguiu que as autoridades locais garantissem as condições para que a prova amanhã se possa realizar.

Por um lado, a polícia garante uma escolta especial caso seja preciso fazer com que uma ambulância chegue rapidamente ao hospital principal. Até porque ao domingo a intensidade de tráfego será menor. Por outro, haverá transferência de muito do equipamento necessário para esse hospital mais próximo do circuito, aumentando as capacidades de assistência.

Além disso, as previsões meteorológicas podem ser más mas não apontam para problemas de visibilidade como o nevoeiro que ontem se fez sentir, pois as nuvens deverão ser mais altas e deverá soprar algum vento. Ou seja, deveremos ter um Grande Prémio sob condições muito difíceis mas que deverá estar garantido…

Partilhar Notícia.