F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Director técnico da Ferrari defende túneis de vento

A ideia de Christian Horner, o director de Red Bull, de banir a utilizaçao dos túneis de vento de forma a cortar radicalmente os custos das equipas de F1 voltou a ser fortemente criticada, desta feita pelo director técnico da Ferrari, James Allison, que a considerou… «tonta»!

Horner defendeu que os projectistas se limitassem ao chamado CFD (estudo da dinâmica de fluídos por computador) para desenvolver a aerodinâmica dos monolugares, o que Allison considerou ser uma «uma direcção totalmente errada para a modalidade».

O britânico explicou a sua opinião do ponto de vista técnico: «O CFD é algo de fantástico mas não é uma ferramenta que trabalhe de forma isolada dos túneis de vento. Se o usarmos assim, estaremos a enganar-nos a nós próprios, pensando que estamos a desenvolver um carro magnífico. Mas depois, quando o pusermos em pista, veremos que muitas coisas que pensávamos que iriam acontecer não acontecem. E não me parece que isso seja um bom retorno para o dinheiro que os patrocinadores nos dão».

Allison referiu ainda que outras indústrias que recorrem ao CFD não dispensam os túneis de vento para uma aferição dos dados na prática: «O CFD é uma ferramenta aerodinâmica fantástica porque permite que os túneis de vento sejam mais eficazes. Veja-se a indústria aeronáutica que usa o CFD para estudar o voo em velocidades de cruzeiro. Mas na configuração de aterragem, quando a aerodinâmica do avião está ‘suja’ e com muitos fluxos complexos à sua volta – como sucede com os nossos carros –,têm de usar o túnel de vento para validar o CFD».

Partilhar Notícia.