F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ferrari e Monza: evolução sim, «supermotor» não…

A Ferrari vai estrear uma nova evolução do seu motor no próximo G.P. de Itália mas, apesar disso, o seu director, Maurizio Arrivabene, já vai avisando os «tifosi» que irão lotar as bancadas de Monza que não lhes pode prometer grandes alegrias…

«Sabemos bem que Monza tem características semelhantes a Spa e a Barcelona e que não são tão ‘amigáveis’ para o nosso carro», referiu. «Tenho pena por se tratar do G.P. de Itália, mas quero ser realista e não pretendo desiludir os ‘tifosi’, prefiro assumir as coisas como elas são», referiu o italiano. «Se conseguirmos tirar algum coelho da cartola ficarei felicíssimo, mas não seremos certamente a equipa referência».

Quanto à evolução do motor, a Ferrari apenas gastará duas das sete «fichas» de desenvolvimento de que ainda dispõe, pelo que não se espere um «supermotor» para a corrida de Monza. «Não vale a pena falar em ‘motorzão’, pois iremos gastar algumas ‘fichas’ mas poucas, só para pequenas evoluções», confirmou Arrivabene.

Segundo se sabe, a Ferrari está a guardar as últimas cinco «fichas» para uma importante modificação a introduzir mais para o final da época, num quinto motor (que obrigará a uma penalização), já a antecipar o Mundial de 2016. A ideia é que esse motor conte com um novo bloco, desenvolvido em colaboração com a empresa austríaca AVL, e que será muito mais estreito na parte inferior, o que ajudará também na concepção aerodinâmica do chassis do próximo ano.

Desta forma, a Ferrari antecipa para este ano a estreia de uma solução que poderá colocar alguns problemas de fiabilidade mas que, depois de homologada no início de 2016, ficará «congelada» para os próximos anos. Mais um exemplo claro do que têm sido os constrangimentos dos «motoristas» no desenvolvimento dos grupos propulsores, face às apertadas regras, pois não só têm de «contar fichas» como têm de gerir as evoluções na época de 2015 pensando, em simultâneo, no que sucederá durante 2016…

Partilhar Notícia.