F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Ferrari não evolui desde Barcelona!, reconhece Arrivabene

Há algum tempo que andamos a referir que a Ferrari está a evoluir menos que os outros, tendo por isso sido ultrapassada pela Red Bull e estando mais longe da Mercedes. Sempre evitando a expressão que o SF16-H estava «parado no tempo» que era, de facto, o que mais parecia… e que o próprio Maurizio Arrivabene veio agora reconhecer!

«Penso que evoluímos bastante no Canadá graças à nova especificação do motor que ali estreámos», declarou o director da Scuderia para logo reconhecer: «Mas, se analisar a situação no seu conjunto, penso que não fizemos progressos palpáveis a nível do chassis. O nosso monolugar não ganhou praticamente nada a nível de apoio aerodinâmico desde Barcelona».

Pois é precisamente nessa área que as falhas da Ferrari têm vindo ao de cima, em especial em pistas como Silverstone ou Hockenheim, com os Red Bull a mostrarem-se muito melhores tanto a nível do chassis como no apoio aerodinâmico que lhes permite curvar muito mais depressa. E, assim, acabaram por passar a Scuderia no Mundial de Construtores.

É verdade que a equipa italiana atravessa uma fase muito difícil em termos de organização interna, com a saída de James Allison a espoletar uma enorme agitação. Sem que haja uma liderança clara, sempre à espera da voz do presidente Sergio Marchionne que deveria ter mais com que se preocupar do que com a equipa de Fórmula 1…

De momento, segundo Arrivabene, não há planos para contratar um grande nome entre os projectistas da F1, continuando Mattia Binotto na liderança técnica. «Ele trabalhará com todos os técnicos para melhorar o carro, mas uma coisa é certa, vamos acabar com isso do ‘carro do senhor X’. O próximo carro será resultado da estreia colaboração de todos os departamentos».

Ou seja, deixará de haver um líder claro do projecto, no fundo, à imagem do que sucede na McLaren, onde Peter Prodromou, Tim Goss e Matt Morris lideram o projecto do monolugar. Uma organização totalmente diferente daquela que a Scuderia sempre teve… Funcionará numa equipa italiana e sem líderes de peso como a McLaren tem em Ron Dennis e Eric Boullier e passará a ter também, no final deste mês, em Jost Capito? É o que falta ver…

Partilhar Notícia.