F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Abu Dhabi – Antevisão e horários da festa de encerramento do Mundial

É num ambiente de luxo e opulência que corre o pano sob o Mundial de Fórmula 1 de 2015, desta vez sem «esquisitices» de pontos a dobrar, como sucedeu há um ano. Não que tivesse qualquer influência, tal a vantagem de que Lewis Hamilton goza sobre Nico Rosberg, com o terceiro título já «no bolso»…

No Abu Dhabi, um dos sete emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos, foi construído, há seis anos, o mais luxuoso autódromo, em torno da Yas Marina que, este fim-de-semana, recebe os mais mirabolantes iates que imaginar se possa! Num investimento de 800 milhões de euros, esta pista magnífica em todos os aspectos, desde o asfalto liso e imaculado, às escapatórias impecáveis, passando pelas infraestruturas, com bancadas cobertas a toda a volta, a original saída do «pit lane» feita por um túnel e as 40 «boxes» com ar condicionado…

O traçado inicia-se com uma sequência de curvas relativamente rápida até um gancho que dá entrada a uma longa recta – 15 s a fundo e 800 kg de carga aerodinâmica! – a que se segue um outro troço a fundo, as duas zonas em que os pilotos podem usar o DRS para ultrapassar. A volta termina com a parte mais lenta mas cenicamente mais espectacular, com a passagem sob o icónico hotel cuja iluminação vai mudando de cor. No geral, a pista não é propriamente rápida (média de 198 km/h em qualificação), mas tem proporcionado corridas animadas.

Começando às cinco da tarde locais, a corrida começa ainda com luz natural mas termina já de noite, sob iluminação artificial. Significa isto que, à medida que as voltas se vão acumulando, é natural que a temperatura vá baixando, acrescentando um elemento invulgar à estratégia de prova e ao comportamento dos pneus. Esta característica, em conjunto com os depósitos vazios, faz com que os tempos por volta sejam muito mais baixos na fase final da prova. Atenção especial ao sistema de refrigeração dos travões, devido às fortes solicitações no final das zonas muito rápidas e às temperaturas elevadas do ar.

Devido à suavidade do asfalto, a Pirelli volta a apostar nos pneus macios (amarelos) e supermacios (vermelhos), devendo por isso repetir-se a estratégia de duas paragens que deu a vitória (e o título) a Hamilton no ano passado. Refira-se que, dois dias depois do G.P. do Abu Dhabi, a marca italiana fará uma sessão de testes de 12 horas para que as equipas experimentem os novos pneus para 2016, nomeadamente a nova mistura ultramacia, que se distingue pela cor púrpura

É nesta pista de sonho e num ambiente sempre festivo que Lewis Hamilton terá a consagração de uma temporada de sonho, em que garantiu o seu terceiro título quando ainda faltavam três corridas ara o fim do campeonato. Todavia, o seu colega de equipa, Nico Rosberg, tem vindo a mostrar-se mais combativo e tentará a terceira vitória consecutiva numa fase em que, segundo assumiu, a luta pelo título de 2016 já começou entre os dois lados da «box» da Mercedes!

Esta poderá ser também uma pista em que os Ferrari poderão mostrar-se mais próximos dos Mercedes, confirmando a recuperação feita ao longo da época. Vettel quererá andar o mais perto ou até intrometer-se entre os campeões do Mundo, enquanto Raikkonen tem ainda umas «contas» para acertar com o seu compatriota Bottas, da Williams, já que o 4.º lugar do Mundial está «pendurado» entre os dois por apenas um ponto!

Por fim, outra luta a seguir com interesse será entre a Lotus e a Toro Rosso. Em causa está o 6.º lugar do Mundial de Construtores, com a primeira a dispor de 9 pontos de vantagem. Se do ponto desportivo estar a discutir um 6.º lugar pode parecer algo de somenos, convém não esquecer que o que está, de facto, em jogo são três milhões de euros de diferença de prémio monetário…

Os treinos livres do G.P. do Abu Dhabi realizam-se na sexta-feira às 9 e 13 horas (de Portugal Continental) e no sábado às 10 horas. A qualificação terá lugar no sábado às 13 horas, a mesma hora a que arranca a corrida no domingo.

Partilhar Notícia.