F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

França, Áustria e Grã-Bretanha todos de seguida no Mundial de F1 de 2018!

Cinco corridas em seis semanas, com três Grandes Prémios em fins-de-semana consecutivos! A temporada europeia de 2018 vai ser particularmente intensa, segundo revela o calendário do Mundial de F1 hoje aprovado pelo Conselho Mundial em Genebra. O regresso das provas em França e na Alemanha obrigou a alguma «ginástica» e a duas outras alterações para encaixar as 21 corridas (mais uma que este ano), mantendo os mesmos períodos de pausa no Inverno e no Verão.

Assim, para arranjar um «buraco» para as duas provas europeias, o G.P. do Azerbaijão teve de sair do seu lugar de Junho – este ano é no próximo fim-de-semana –, passando para Abril… onde costumava estar o G.P. da Rússia que passará para Setembro. A corrida de Sochi aproveita o espaço aberto pela saída da Malásia do Mundial, disputando-se uma semana antes do G.P. do Japão.

O G.P. da França está de volta ao fim de uma década de ausência, realizando-se na pista de Paul Ricard que recebeu a F1, pela última vez, em 1990. Uma semana depois será a corrida na Áustria, passando o Mundial directamente para a Grã-Bretanha, para a prova de Silverstone. Ao fim de três fins-de-semana de corrida, as equipas têm direito a um de repouso, antes de mais dois seguidos de competição, com o regresso à Alemanha (Hockenheim) e a Hungria, antes da pausa de Verão. O calendário aprovado é o seguinte:

Grande PrémioData
1 Austrália (Melbourne) 25 Março
2 China (Xangai) 8 Abril
3 Bahrain (Sakhir) 15 Abril
4 Azerbaijão (Baku) 29 Abril
5 Espanha (Barcelona) 13 Maio
6 Mónaco (Monte Carlo) 27 Maio
7 Canadá (Montréal) 10 Junho
8 França (Paul Ricard) 24 Junho
9 Áustria (Red Bull Ring) 1 Julho
10 Grã-Bretanha (Silverstone) 8 Julho
11 Alemanha (Hockenheim) 22 Julho
12 Hungria (Budapeste) 29 Julho
13 Bélgica (Spa-Francorchamps) 26 Agosto
14 Itália (Monza) 2 Setembro
15 Singapura (Marina Bay) 16 Setembro
16 Rússia (Sochi) 30 Setembro
17 Japão (Suzuka) 7 Outubro
18 Estados Unidos (Austin) 21 Outubro
19 México (Cidade do México) 28 Outubro
20 Brasil (Interlagos) 11 Novembro
21 Abu Dhabi (Yas Marina) 25 Novembro

Em Junho, o fim-de-semana anterior ao do G.P. de França ficou livre propositadamente para as 24 Horas de Le Mans. Sinal do esforço feito pela F1 e pelo ACO para compatibilizarem as suas provas, até porque um piloto de F1, pelo seu estatuto, está dispensado de fazer o fim-de-semana de testes de Le Mans, se quiser participar na grande clássica.

De referir ainda que, a exemplo do que sucedeu este ano, a época de 2018, apesar de ter mais uma corrida, durará precisamente oito meses, com a corrida de abertura e a da encerramento a realizarem-se a dia 25, de Março e de Novembro, respectivamente.

Partilhar Notícia.