F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Áustria – Hamilton mais rápido com um belo duelo a desenhar-se

O primeiro dia de treinos para o G.P. da Áustria deixou excelentes perspectivas para um fim-de-semana bem animado, com os cinco primeiros separados por menos de quatro décimos! Lewis Hamilton manteve a primazia dos tempos, mas Sebastian Vettel mostrou-se pronto a prosseguir o grande duelo pelo Mundial deste ano, colocando o seu Ferrari a apenas 0,147 sdo Mercedes.

Numa sessão em que já todos os pilotos andaram bastante depressa, a única incógnita será o facto de Hamilton apenas ter retirado cerca de meio segundo ao tempo obtido no treino da manhã, apesar de ter trocado os pneus macios pelos ultramacios. Será que mostrou tudo o que o seu carro tinha para dar?... O britânico não teve uma sessão isenta de problemas pois, além de uma ligeira saída na curva 1, teve de parar na «box» para a troca de uma vela e queixou-se, na fase final, de quebra de potência do seu grupo propulsor.

Também nesta sessão houve mais uma boa série de piões e saídas de pista, nomeadamente entre os homens da frente, com Bottas e Vettel a perderem o controlo dos seus carros. Verstappen voltou a perder tempo de pista para a Red Bull resolver um problema com os travões do seu carro. No entanto, todos fizeram tempos muito aproximados e já dentro do segundo 1.05, mostrando potencial para lutar com Hamilton.

Convém, contudo, ser algo prudente na análise deste aparente equilíbrio entre os homens da frente: não esqueçamos que esta é a pista em que o tempo por volta é mais curto, estamos a falar de pouco mais de 65 segundos, pelo que é natural que haja menores diferenças. O que não invalida que Vettel esteja, de facto, a apenas quinze centésimos de Hamilton, denotando grande equilíbrio entre Mercedes e Ferrari, apenas havendo alguma desilusão face ao tempo de Raikkonen.

No chamado segundo pelotão, está tudo totalmente… «embrulhado», situação que também é propiciada por uma volta tão curta. Fernando Alonso exibiu excelente andamento, apesar de ter tido problemas com o seu chassis, depois de uma passagem mais forte sobre um corrector. Mal, pelos vistos, comum aos espanhóis, pois Carlos Sainz ficou com o chassis do Toro Rosso empenado depois de passar sobre uma zona em cimento, após uma saída de pista.

Os Williams continuam a desiludir, sem se conseguirem adaptar à pista austríaca enquanto os Haas, pelo contrário, parecem mais competitivos este fim-de-semana, apesar de algumas excursões fora de pista de Romain Grosjean… Temos do segundo treino:

Aus2

Amanhã teremos o terceiro treino livre a partir das 10 horas, numa sessão de apenas uma hora e que servirá de ensaio geral para a qualificação que arrancará às 13 horas de Portugal Continental e Madeira. Veremos como se apresentará a pista amanhã, pois havia previsões de chuva para esta noite que poderá «lavar» o asfalto da borracha colocada nos treinos de hoje.

Partilhar Notícia.