F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da China – Dupla da Ferrari coloca Mercedes sob uma imensa pressão!

Finalmente conseguiu rodar-se no circuito de Xangai, apenas por uma hora, a duração da terceira sessão de treinos livres, mas o suficiente para ver como a Ferrari parece estar tão confortável no controlo das operações! E como a Mercedes dá alguns sinais de ansiedade, nervosismo, como se queira chamar, com pequenos erros invulgares perante a facilidade aparente com que a Scuderia colocou os seus dois pilotos no topo do quadro dos tempos!

O SF70H parece bastante mais fácil de guiar que o W08 EQ Power+, por outras palavras, provavelmente até serão capazes dos mesmos tempos mas os pilotos da Mercedes parecem ter de forçar muito mais na pilotagem para os obter. Não foi, contudo, o caso deste treino, em que Vettel foi o mais rápido para, já mais para o final, ver o seu companheiro de equipa, Raikkonen, ficar a apenas cinco centésimos! Sem excessos nem exageros, com tudo aparentemente sob controlo… e 2,1 s abaixo da «pole» do ano passado.

Na Mercedes parece haver alguma tensão no ar. Há episódios estranhos como a asa em T do carro de Bottas que se soltou em plena pista – coisa que a FIA não costuma apreciar, em Melbourne pressionou a Haas só porque a deles abanava exageradamente… – e pilotos a guiarem de forma demasiado agressiva. Bottas ficou a 0,37 s dos Ferrari, enquanto Hamilton perdeu meio segundo para Vettel mas sabe que estará próximo do alemão: toda aquela margem «ficou» no gancho no final da longa recta, totalmente falhado…

Temos, pois, uma luta em aberto pela «pole», pois é sabido que os Mercedes usar um modo mais agressivo da afinação do seu motor na qualificação – falta tirar a limpo se a Ferrari não o pode fazer também este ano… E se a «pole» pode ser importante este fim-de-semana! Não porque a pista de Xangai dificulte as ultrapassagens, pois a sua longa recta permite-as, mas porque há uma enorme probabilidade de a corrida se realizar à chuva. E, nessas condições, quem liderar terá sempre vantagem.

Atrás deste quarteto, os Williams emergem como os carros mais competitivos, com um excelente 5.º lugar de Felipe Massa e uma magnífica prestação do «rookie» Lance Stroll, a perder 0,4 s para o seu experiente colega de equipa. Ficaram separados pelos dois Red Bull que perdem 17 km/h na recta para os mais rápidos, embora não possam pôr todas as culpas no motor Renault… atendendo aos bons tempos dos pilotos da equipa oficial.

Confirmaram-se as piores expectativas da McLaren de que a exigência de potência das rectas de Xangai iria penalizar o MCL32, mas há equipas que parecem um pouco perdidas, como a Force India e a Haas, bastantes furos abaixo do nível a que estiveram em Melbourne. A confirmar na qualificação… Resultados da única sessão de treinos significativa até agora realizada:

tempos

A qualificação para o G.P. da China arrancará às 8 horas de Portugal Continental e Madeira, prometendo uma interessantíssima «guerra» Ferrari-Mercedes!

Partilhar Notícia.