F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Grã-Bretanha – Bottas aproveita o balanço, Vettel fez só uma volta com o Shield

Os Mercedes entraram muito fortes no primeiro treino livre do G.P. da Grã-Bretanha, dominando por completo os tempos e fazendo-o até com pneus macios quando os mais directos rivais (leia-se Ferrari e Red Bull) já rodaram com os supermacios… E Valtteri Bottas aproveitou a embalagem da vitória na Áustria para toma conta do topo da tabela dos tempos, batendo Hamilton por largos 0,379 s.

Mas isto não é nada, já se percebeu que, em Silverstone, se o tempo ajudar, poderemos assistir a uma das mais fascinantes actuações dos carros deste ano e os tempos a caírem de forma quase inimaginável! Com condições muito frescas (15 ºC no ar, 22 ºC na pista), Bottas já bateu o melhor tempo alguma vez realizado nesta pista (1.24,243, por Hamilton, no Q2 do ano passado) e foi dois segundos e meio mais rápido que no primeiro treino de há um ano. Uma boa pista para o que podemos esperar, até porque ainda falta calçar os pneus mais macios…

Como se esperava – até pela forma como se viu Ricciardo segurar Hamilton na Áustria –, os Red Bull mostraram-se em boa forma e Verstappen tenta afugentar a má sorte que o tem acompanhado. Para já estão muito misturados com os Ferrari e longe dos Mercedes, mas já se sabe que este primeiro treino pode significar muito pouco.

A marcar esta sessão esteve a primeira experiência com o Shield, o escudo protector do habitáculo que a FIA quer implementar em 2018. Mas Vettel despachou o trabalho rapidamente, uma voltinha e a Ferrari desmontou logo a «meia-bolha» em policarbonato transparente porque não havia tempo a perder e aquilo influencia a aerodinâmica do carro… Pouco depois Vettel faria um pião, mas sem consequências.

Atendendo ao facto de só terem rodado com pneus macios, são também interessantes os tempos dos Force India e de Alonso, apesar das poucas voltas feitas com o McLaren. Afinal os comissários esclareceram que, no Toro Rosso de Carlos Sainz, os cabos que seguram as rodas em caso de acidente estavam legais, não se percebendo por isso o grande problema levantado na véspera… Destaque ainda para a primeira de várias presenças de Antonio Giovinazzi no primeiro treino livre ao volante de um Haas, neste caso o de Magnussen, mas o italiano até acabou por roda pouco. Tempos da primeira sessão de treinos:

gb1

Às 13 horas de Portugal Continental e Madeira arranca mais hora e meia de treinos livres, em que os tempos poderão cair ainda mais, pois os carros irão para a pista à mesma hora a que amanhã se realizará a qualificação.

Partilhar Notícia.