F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Malásia – Ferrari volta a dominar mas… alarme! Motor de Vettel está a ser mudado

Os Ferrari voltaram a monopolizar as primeiras posições no terceiro treino livre para o G.P. da Malásia, desta feita com Kimi Raikkonen a ser o mais rápido, embora com o Red Bull de Daniel Ricciardo relativamente perto. A única preocupação da Scuderia foi o alarme, mesmo no final, no carro de Vettel que teve de o levar de volta à «box» em ritmo muito lento…

Parece que, em Sepang, são os Ferrari quem manda e, mesmo tendo ficado longe do tempo marcado ontem pelo colega de equipa (1.31,2), Raikkonen foi o mais rápido, batendo Vettel por 0,16 s. O alemão teve, contudo, um sinal de alarme no seu carro mesmo nos derradeiros minutos da sessão, o seu engenheiro chegou a dizer-lhe para parar o carro, mas o alemão lá o levou, em 2.ª velocidade e às 8500 rpm, até à «box». Aparentemente, um dos cilindros perdera rendimento

Os mecânicos da Scuderia atiraram-se imediatamente ao «capot» do motor, e iniciaram uma corrida contra-relógio para trocar o motor para a quarta unidade cuja estreia estava prevista apenas para o Japão. E o problema é o pouco tempo que há entre este treino e o início da qualificação, será sempre uma operação nos limites, sendo que tem de ficar feita na perfeição porque, depois da discussão da «pole», os carros entram em parque fechado e já não haverá mais reparações até à corrida. Quando ao outro motor, o que saiu, será analisado para ver se é recuperável o V6 térmico, podendo os outros componentes ser reutilizados.

Ricciardo parece ser o único homem capaz de desafiar os Ferrari na batalha pela «pole» mas já se sabe que, quando se chega ao Q3, também os motores italianos têm um modo que lhes dá mais uns cavalitos que poderão ser decisivos na fuga ao Red Bull. Esse modo de qualificação é, contudo, mais eficaz nos Mercedes e só lhes resta isso para sonharem em lutar pela primeira linha da grelha, pois os monolugares continuam pouco eficazes e a equipa parece até um pouco perdida a nível de afinações… Bottas foi dois décimos mais rápido que Hamilton, mas a verdade é que os Mercedes estão a cerca de meio segundo dos Ferrari.

Também Verstappen, no dia do seu 20.º aniversário, ficou longe do colega de equipa e poderá ainda ter problemas com a FIA devido a uma colisão com Palmer, quando preparava uma volta rápida mas não saiu da linha de trajectória para deixar passar o Renault que vinha a terminar a sua… Foi o final de uma sessão difícil para o britânico que já saíra de pista quando o pedal dos travões foi mesmo até ao chão sem que conseguisse parar o carro!

Os Force India continuam a liderara o segundo pelotão que, por fim, recebeu um Williams, com Felipe Massa em 8.º. Os McLaren continuam por perto, com a curiosidade de Vandoorne até ter sido mais rápido que Alonso que é o único que dispõe do novo «pack» aerodinâmico. Tempos da terceira sessão de treinos livres:

mal3

As equipas têm agora pouco tempo para as últimas afinações ou reparações dos seus monolugares, pois a qualificação arrancará já às 10 horas de Portugal Continental e Madeira. Ou seja, já às 17 horas de Sepang quando a monção costuma «fazer das suas», despejando algumas bátegas. Esperemos que não…

Partilhar Notícia.