F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Malásia – Red Bull ganhou asas para «sobrevoar» a inundação de Sepang

Os Red Bull foram os mais rápidos naquela… espécie de primeira sessão de treinos livres para o G.P. da Malásia. Um treino que se iniciou com um atraso de meia hora, tal a quantidade de água que havia em pista! Hoje, a monção não esperou pela tarde para despejar as habituais bátegas de água e o circuito de Sepang ficou inundado e com apenas uma hora para os pilotos rodarem.

Acabou, aliás, por se andar muito pouco, tendo sido os pilotos da Toro Rosso – o estreante Pierre Gasly (que correrá com o n.º 10) e o indonésio Sean Gael que voltou a rodar no lugar de Sainz – os que mais voltas fizeram. Foi uma sessão de treino que serviu para ver se os carros estavam a funcionar correctamente e para perceber o ritmo a que, depois de parar de chover, a pista malaia vai drenando a água e secando. Entenda-se por «secando», neste caso, o pontoem que os pneus de chuva podem ser trocados por intermédios, pois «slicks» nem pensar…

Os Red Bull voltaram a mostrar-se à vontade nestas condições, em especial Max Verstappen, a gozar o seu último dia como «teenager», pois comemora amanhã o 20.º aniversário. Refira-se que Daniel Ricciardo continua a usar a caixa que, segundo a equipa revelou, deu alguns problemas durante a corrida de Singapura. Dependendo do tipo de problemas (se for, por exemplo, algum sensor ou um componente electrónico) poderá ter sido reparada, mas a equipa está a evitar ter de trocar a caixa que significaria cinco lugares e penalização na grelha para o australiano.

Houve, claro, alguns piões e saídas de pista, sendo a de Vettel a mais notória, mas nenhuma com consequências. Fernando Alonso acabou por fazer o 3.º tempo, depois de lhe terem retirado o Halo do McLaren que experimentou nas primeiras voltas do treino. Felipe Massa perdeu praticamente toda a encurtada sessão, parado na «box» com os mecânicos a resolverem um problema no sistema hidráulico do seu Williams.

Houve vários pilotos a rodaram apenas nesta sessão de treinos, além do já referido Sean Gael (Toro Rosso) e bem se pode dizer que se portaram todos bem, em condições tão difíceis: Sergey Sirotkin guiou o Renault de Hulkenberg e Charles Leclerc o Sauber de Ericsson, tendo ficado ambos à frente dos colegas de equipas e pilotos habituais; Antonio Giovinazzi voltou ao Haas de Magnussen e, mesmo se ficou no fim da tabela de tempos, foi só 0,13 s mais lento que Grosjean. Tempos da primeira sessão de treinos livres:

mal1

A segunda sessão de treinos livres terá (teoricamente…) hora e meia de duração e começará às 8 horas de Portugal Continental e Madeira, sendo particularmente importante por se realizar à mesma hora da corrida.

Partilhar Notícia.