F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Rússia – Terá a Ferrari deixado a Mercedes (bem) para trás?!

Desta vez parece não haver jogos escondidos e a Mercedes ter todas as razões para estar preocupada e lançar um alerta para que, na sua base de Brackley, em Inglaterra, se trabalhe exaustivamente no simulador ao longo da noite! Porque os dois Ferrari «voaram» no segundo treino livre para o G.P. da Rússia, com Vettel mais rápido que Raikkonen, ambos claramente à frente de Bottas e Hamilton que deram a sensação de bem terem tentado baixar as suas marcas… sem o conseguir!

Em Sochi, a sensação que ficou a pairar é que a Ferrari está num patamar superior ao da Mercedes, não só nas tentativas de voltas rápidas – e essas vêem-se na tabela de tempos – mas também no ritmo de corrida, em que rodaram de forma consistente em tempos inferiores aos dos pilotos da equipa tricampeã! E a questão já se colocava no final da sessão: poderemos assistir amanhã, na qualificação, a uma primeira linha da grelha monopolizada pela Ferrari, coisa que já não sucede… desde 2008?!

Apesar das diferenças, apesar das dificuldades que os pilotos da Mercedes tiveram em estabelecer um tempo – Hamilton abortou duas voltas… –, Vettel não acredita em facilidades: «Acho que eles estiveram a esconder jogo, amanhã vão estar fortes, esta é uma pista que lhes é favorável. Nesta pista há muitas coisas que se podem mostrar ou esconder... O que importa é falarmos de nós e estamos satisfeitos com o trabalho que fizemos». E nem se referia propriamente ao melhor tempo: «Foi só uma volta, foi muito mais importante o que fizemos depois…».

E esse foi a simulação do início da corrida, em que somou muitas voltas com os pneus ultramacios. Tal como quase toda a gente, provando que esta é uma pista em que os pneus quase não se desgastam, quase garantindo que teremos uma corrida com uma única paragem e, provavelmente, com pneus ultramacios e supermacios, deixando os macios «no armário». Convém ainda referir que, na sua melhor volta, Vettel bateu por 1,2 s o melhor tempo jamais feito na pista de Sochi – 1.35,3 por Rosberg, no Q2 do ano passado –, sendo muito provável que amanhã se entre no segundo 33!

Outra boa notícia para os «tifosi» foi a desdramatização da Ferrari pelo terceiro turbo montado nos carros de Vettel e Raikkonen… A Scuderia veio esclarecer que não havia razão para preocupações porque não havia qualquer avaria nos outros dois turbos de ambos os carros que estavam perfeitamente reutilizáveis…

«Bluff» ou não da Mercedes, Toto Wolff assumia: «Temos trabalho para fazer! O Ferrari foi muito rápido numa volta e tem forte andamento de corrida… Como sempre disse, tudo isto é novo e já sabíamos que, com a mudança dos regulamentos, as coisas não iriam ficar iguais em termos de equilíbrio de forças». Disse-o com um ar sério, pelo menos… Mas já se sabe que, de hoje para amanhã, muitos testes se farão nos carros mesmo… sem lhes tocar, comunicando com as fábricas onde os simuladores experimentarão novas afinações que podem melhorar o comportamento dos monolugares.

Se há algo inegável, contudo, é a vantagem de Ferrari e Mercedes face a todos os outros. Daniel Ricciardo já avisara que a Red Bull só poderia aspirar aos 5.º e 6.º lugares em Sochi e o primeiro dia de treinos confirmou-o, mesmo com o problema de Max Verstappen que parou a 19 minutos do fim. «Deve ter sido um problema de pressão de combustível. Foi uma pena não ter feito mais trabalho para a corrida, mas temos os dados do Daniel para estudar. Esta pista não nos favorece, de facto acho que 5.º e 6.º deve ser aquilo a que podemos aspirar», referiu o holandês. Para Espanha a Red Bull tem prevista a grande evolução do RB13.

A prova dos Red Bull deverá ser isolada, pois a diferença para quem vem atrás também parece grande, embora se esperasse mais dos Williams e dos Force India. Ou… será que se confirma a polémica declaração de Sergio Perez que referiu que o motor da Mercedes já só é mais potente que o Honda, tendo sido passado pelo Ferrari e estando igual ao Renault?!

Stoffel Vandoorne estreou o calvário das penalizações, ao montar, logo no começo da quarta prova, o quinto grupo propulsor da Honda no seu McLaren, antes do segundo treino. O que lhe custará 15 lugares na grelha, o que significará, certamente, largar de último… Tempos da segunda sessão de treinos livres:

rus2

Amanhã o dia começa com a terceira sessão de treinos livres, com a duração de uma hora, entre as 10 e as 11 horas de Portugal Continental e Madeira, seguindo-se a qualificação, a partir das 13 horas. Aí já se sabe que os Mercedes conseguem uns cavalos extra mas… chegará para igualarem ou passarem os Ferrari? O sábado promete e o favoritismo tende, para já, para os lados de Maranello.

Partilhar Notícia.