F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Espanha – Mercedes manda mensagem clara, batendo «pole» de 2016!

Ainda é cedo, foram apenas os primeiros treinos, mas a Mercedes quis enviar uma mensagem para os seus rivais: as profundas alterações introduzidas no W08 são mesmo eficazes e tornaram o carro muito mais rápido! Para o provar Hamilton e Bottas colocaram-se no topo dos tempos, separados por 0,029 s, já meio segundo abaixo da «pole» do ano passado com… pneus médios e deixando os Ferrari a um segundo de distância!

É óbvio que não se podem tirar já conclusões destas diferenças de tempos, mas pode, pelo menos, perceber-se que o W08 está rápido, tendo conseguido, com pneus mais duros e, certamente, mais gasolina no depósito, roubar meio segundo à «pole» de 2016. Numa pista que até estará mais lenta que no ano passado, pela colocação de correctores mais elevados nalguns pontos, nomeadamente na chicane que, por já não poder ser cortada como era, se faz mais devagar.

Numa sessão em que se provou que a escolha de pneus da Pirelli foi, de facto, demasiado conservadora – os pneus duros quase não têm aderência… – os Ferrari parecem ter descolado dos Mercedes, com os Red Bull a aproximar-se mas, uma vez mais, é ainda muito cedo para conclusões. A Scuderia ainda apanhou um susto com Sebastian Vettel mas acabou por não se perceber bem o que realmente se tinha passado…

Vettel estava numa volta quando o Ferrari deixou de andar em plena recta da meta, com o alemão a dizer à sua equipa que se tinha partido algo na caixa de velocidades. Raciocinou rápido e parou logo no final das «boxes», permitindo que os comissários entregassem o carro aos mecânicos. Que, ao inspeccionarem o SF70H, perceberam (segundo revelaram) que se tratava de uma… roda partida, apesar do que se vira pela câmara «on board». A verdade é que, poucos minutos depois, já Vettel estava de volta à pista para fazer a sua melhor marca…

Atrás das três equipas da frente, está ainda tudo muito «embrulhado», mas parece que a Haas está a preparar um bom fim-de-semana, apesar da paragem de Kevin Magnussen mesmo no final da sessão, com um problema de caixa no carro em que se estreava o novo fundo plano…

Fernando Alonso não chegou a fazer uma volta neste primeiro treino, com o McLaren a fugir-lhe ao controlo devido a uma fuga de óleo que fez motor e transmissão bloquear instantaneamente… «O motor rebentou e é o que é… Fico triste pelos fãs e é duro para a McLaren que trouxe muitas evoluções para aqui, para encontrar aquele milissegundo e assim não se consegue…», disse um Alonso que precisava de tal forma expulsar a sua frustração que… abandonou o circuito e foi para o hotel jogar ténis com o seu preparador físico!

Sergey Sirotkin teve mais uma oportunidade de fazer um primeiro treino livre na Renault, depois de só ter feito duas voltas na Rússia. Sentou-se no carro de Jolyon Palmer… e teve de parar ao fim de oito voltas por uma fuga de água! Anda azarado o russo… Tempos da primeira sessão de treinos livres:

esp1

A partir das 13 horas de Portugal Continental e Madeira teremos a segunda sessão de treinos livres, com mais uma hora e meia de acção. E com um início importante e… acelerado, já que será nessa altura que serão feitas as simulações de qualificação.

Partilhar Notícia.