F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Espanha – Verstappen faz história, perante os desastrados Mercedes!

Era disto que a Fórmula 1 precisava para recuperar a sua popularidade! Max Verstappen venceu o G.P. de Espanha com pouco mais de dezoito anos e meio, ao fim de uma fantástica batalha a quatro, na sua estreia na Red Bull. Permitida, é certo, pelo suicídio colectivo dos dois Mercedes que se eliminaram antes da quarta curva da pista de Barcelona…

O jovem holandês, estrela em ascensão no Mundial de F1, estreou-se a vencer ao fim de apenas 24 corridas na disciplina, batendo o recorde de Sebastian Vettel, anteriormente o vencedor mais jovem mas com «velhotes» 21 anos… O alemão da Ferrari cumprimentou-o efusivamente, declarando alto e bom som: «Hoje é o dia do Max!».

Mas tudo começou com aquilo que há muito se esperava, o encontro imediato entre Rosberg e Hamilton. O alemão bateu, uma vez mais, o colega de equipa no arranque, mas um desentendimento antes da quarta curva levou Hamilton à relva, perdendo o controlo do seu Mercedes e acabando a abalroar o de Rosberg!

«Uma coisa desnecessária e totalmente inaceitável!», exclamaria Niki Lauda, presidente não-executivo da equipa Mercedes, com opinião na ponta da língua: «O Lewis foi muito agressivo no ataque, porque haveria o Nico de lhe dar espaço?!». Já Toto Wolff foi mais diplomático: «Deixamos os nossos pilotos correrem um com o outro e estas coisas podem acontecer… Ambos estão devastados e já se desculparam perante a equipa». Rosberg e Hamilton foram chamados aos comissários e se o britânico levar uma terceira repreensão sofrerá uma penalização de dez lugares na grelha!

De uma vez só, os dois Mercedes estavam de fora e… tínhamos corrida! Esperava-se que fosse a oportunidade há tanto sonhada pela Ferrari para vencer este ano uma corrida, mas foi a Red Bull que foi para a frente da prova, com Daniel Ricciardo e Max Verstappen logo atrás. Sebastian Vettel seguia-os e cedo se percebeu que seria a estratégia a decidir tudo, levando ambas as equipas a dividirem os seus pilotos por tácticas diferentes: três paragens (teoricamente a mais rápida) para Ricciardo e Vettel; duas para Verstappen e Raikkonen.

As contas, contudo, sairiam ao contrário e seria o mais novo e o mais velho do pelotão a liderarem a prova mesmo até final, com Verstappen a dar mostras de impressionante maturidade, nunca tremendo perante a pressão de Raikkonen! Atrás, Vettel e Ricciardo aproximavam-se rapidamente e chegou a dar a sensação de que teríamos um final de corrida com quatro carros a discutir a vitória.

Contudo, uma tentativa de Ricciardo demasiado optimista para ultrapassar Vettel, obrigou o alemão a uma manobra evasiva para evitar o embate e ambos perderam tanto tempo para os homens da frente que Verstappen agradeceu para garantir uma vitória verdadeiramente incrível… e merecida!

Ricciardo sofreria mesmo um furo na última volta e garantiu o 4.º lugar por muito pouco, à frente de um Valtteri Bottas que fez uma corrida isolada para dar o 5.º posto à Williams. Destaque ainda para o magnífico sexto lugar de Carlos Sainz, a impor-se agora como claro primeiro piloto da Toro Rosso. Classificação:

PosPilotoEquipaTempo/DifVoltas
01 Max Verstappen Red Bull 1.41.40,017 s 2
02 Kimi Raikkonen Ferrari a 0,616 s 2
03 Sebastian Vettel Ferrari a 5,581 s 3
04 Daniel Ricciardo Red Bull a 43,950 s 4
05 Valtteri Bottas Williams a 45,271 s 2
06 Carlos Sainz Toro Rosso a 1.01.395 m 2
07 Sergio Perez Force India a 1.19.358 m 2
08 Felipe Massa Williams a 1.20.707 m 3
09 Jenson Button McLaren a 1 volta 2
10 Daniil Kvyat Toro Rosso a 1 volta 3
11 Esteban Gutierrez Haas a 1 volta 2
12 Marcus Ericsson Sauber a 1 volta 3
13 Jolyon Palmer Renault a 1 volta 2
14 Kevin Magnussen Renault a 1 volta 3
15 Felipe Nasr Sauber a 1 volta 2
16 Pascal Wehrlein Manor a 1 volta 2
Rio Haryanto Manor Prob. mecânico 2
Romain Grosjean Haas Prob. mecânico 4
Fernando Alonso McLaren Motor 2
Nico Hulkenberg Force India Prob. mecânico 1
Nico Rosberg Mercedes Colisão 0
Lewis Hamilton Mercedes Colisão 0

O Mundial de Fórmula 1 tem agora uns dias para acalmar de um domingo tão cheio de emoções… Segue dentro de duas semanas com o sempre aguardado G.P. do Mónaco, nas estreitas e difíceis ruas de Monte Carlo. Até lá, muito se escreverá sobre a relação entre Rosberg e Hamilton e a situação na Mercedes. Mas quem merece continuar nas bocas do Mundo é a nova coqueluche da Fórmula 1, Max Verstappen!

Partilhar Notícia.