F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Itália – Dilúvio sobre Monza encolheu o treino e Massa «navegou» melhor

Era esperada nalguma altura do fim-de-semana e, se o primeiro dia se salvou, a terceira sessão de treinos livres teve de ser atrasada por 45 minutos devido à forte chuvada que caiu sobre Monza. Mesmo assim, os carros foram para a pista com pneus «full wet», para 15 minutos de treino, pois havia ainda muita água na pista, em especial nas rectas da meta e na oposta que leva à Parabólica.

Curva em que a FIA mandou colocar um pequeno corrector, um metro para além da pista e ao longo de dez metros, para evitar que os pilotos a percorram totalmente por fora para ganharem mais velocidade para a recta… Houve também uma intervenção num pequeno ressalto no asfalto (novo…) da recta da meta, eliminando-o.

Embora todos os pilotos tenham rodado, apenas sete carros completaram voltas cronometradas, com os dois Williams na frente. Embora os dois Ferrari estivessem, nos últimos minutos, a fazer os melhores tempos, optaram por escondê-los entrando para as «boxes» sem completar as voltas. Assim, apenas Massa, Stroll, Hulkenberg, Sainz, Palmer, Ericsson e Kvyat fizeram voltas cronometradas, numa pista que coloca problemas de visibilidade complexos quando há muita água no asfalto: as muitas árvores que ladeias a pista – que fica dentro de um parque nacional – dificultam a dispersão do «spray» levantado pelos pneus de chuva.

Resta saber se a chuva pára a tempo da qualificação e se o asfalto consegue secar, mas poderemos ter uma decisão da «pole» em condições terrivelmente difíceis, com a pista a progredir ao longo de toda a sessão, criando uma autêntica lotaria. «Não estragues esses pneus que podem ser, potencialmente, os da qualificação», dizia o engenheiro a Lewis Hamilton na única volta feita pelo piloto da Mercedes.

No campo das penalizações, Ricciardo recebeu mais cinco lugares por ter trocado a caixa, o que totaliza 25 lugares, enquanto Carlos Sainz teve direito a dez lugares, pela troca de um componente no seu grupo propulsor. A estes juntam-se os 15 lugares de Verstappen e os 35 de Alonso que já eram conhecidos. Tempos da terceira sessão de treinos livres:

ita3

A qualificação começa às 13 horas de Portugal Continental e Madeira e será… uma «caixa de Pandora»! Se o asfalto não secar totalmente, o que parece improvável em tão pouco tempo, será uma questão de estar em pista no momento certo para conseguir o melhor tempo. E, nestas situações, por vezes os resultados são surpreendentes!

Partilhar Notícia.