F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Azerbaijão – Mercedes e Ferrari despertaram e prometem qualificação intensa!

Que vai haver uma luta fascinante pela «pole position» para o G.P. do Azerbaijão parece não haver dúvidas, resta saber é… entre quem! Porque se os Mercedes parecem ter despertado no terceiro treino livre, por outro lado Baku aparenta ser uma pista em que Bottas está bastante melhor que Hamilton, tem sido assim até agora. Por outro lado, a Ferrari está mesmo ali, com Raikkonen a apenas 95 milésimos do tempo com que Bottas já bateu a «pole» de 2016… por 14 milésimos. E ainda falta ver se os Red Bull mantêm as promessas deixadas ontem.

Este último «ensaio» para as coisas sérias que agora vão começar acaba por nem ser muito representativo pois, em Baku, o calor extremo que marcou a sessão vai começar a aliviar com o avançar da tarde, pelo que a temperatura da pista na qualificação nada terá a ver com a do terceiro treino livre. Mais uma sessão particularmente agitada, com muitas travagens falhadas, muitas «atravessadelas» que só por milagre não acabaram contra os muros e várias falhas mecânicas! Jolyon Palmer mal andou, pois o seu Renault começou a largar chamas nos primeiros minutos do treino, provavelmente com uma avaria no motor.

Vettel parou a vinte minutos do final, aparentemente com uma fuga no sistema hidráulico do Ferrari: viu-se os mecânicos a inspeccionarem o seu carro com luzes ultravioletas e a atestarem o sistema, o alemão foi para a pista, fez o seu tempo mas foi chamado de urgência de volta para a «box» e não voltou a sair. E os mecânicos começaram imediatamente a trabalhar no SF70H, preparando-o para a qualificação.

Entretanto, Verstappen queixava-se de um comportamento estranho do motor do Red Bull, o seu engenheiro deu-lhe instruções para um novo modo que, aparentemente, resolveu o problema… até ficar parado a cerca de dez minutos do final. Os Red Bull e os Toro Rosso mudaram as relações de caixa, procurando ganhar um pouco mais de velocidades na longa secção feita a fundo.

Na frente, Valtteri Bottas teve uma sessão extremamente consistente, melhorando sempre a sua marca e retomando a liderança sempre que alguém o passava. Mostrou-se sempre mais rápido que Hamilton e a ameaça (com Vettel «ausente») veio de Raikkonen. Destaque especial para o magnífico tempo de Esteban Ocon que está a fazer a sua estreia em Baku e logo num ano em que todos os pilotos se queixam do fraco nível de aderência, por os pneus escolhidos pela Pirelli serem duros demais… A marca italiana defende-se, reconhecendo-o mas explicando-o que a escolha teve de ser feita há tantos meses (por motivos de produção) que ainda não havia informações suficientes sobre os novos carros. Tempos da terceira sessão de treinos livres:

azer3

Às 14 horas de Portugal Continental e Madeira arranca a sessão de qualificação menos previsível deste ano… Porque a temperatura da pista irá cair abruptamente (o treino realiza-se entre as 17 e 18 horas locais), porque com tantos incidentes nas sessões de treinos livres as equipas não aprenderam tanto como de costume acerca do comportamento dos seus carros e porque, claramente, em nenhuma outra pista como nesta os pilotos estão a lutar tanto com os seus carros, pelo grau tão baixo de aderência. E este pode ser um «cocktail» que leve a resultados imprevistos quando se tratar de aflorar os limites de uma volta contra o cronómetro…

Partilhar Notícia.