F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Bahrain – Jogo escondido, Verstappen na frente e… tudo o vento baralhou!

Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres para o G.P. do Bahrain mas… significa isso que é candidato à luta pela «pole» dentro de pouco mais de uma hora? Era muito bom, mas nem Christian Horner parece acreditar nisso… «Ainda falta os outros colocarem os motores em modo de qualificação…», dizia o director da Red Bull.

Além de que, olhando para a tabela de tempos, se pode concluir que ainda houve algum jogo escondido entre Mercedes e Ferrari. Porque os oito primeiros estavam separados por apenas 0,7 s e sabemos bem que este não é, infelizmente, o normal equilíbrio de forças actual na F1… Ou seja, temos de esperar por um ressurgimento na frente daquelas duas equipas e ver se a Red Bull – em especial Verstappen, pois Ricciardo anda com dificuldades em encontrar uma afinação que lhe agrade – consegue chegar-se e dar luta.

Os Mercedes voltaram a aparecer com as asas em «T», depois de os apoios terem sido reforçados (a FIA foi informada disso), após a quebra verificada no carro de Bottas, no segundo treino de ontem. Mas esta sessão foi, acima de tudo, marcada pelo vento intenso que se fez sentir e que, de certa forma, mudou por completo a pista de Sakhir, apanhando muitos pilotos desprevenidos e provocando diversas saídas de pista. Não despistes, mas alargamentos de trajectória que comprometiam os tempos por volta.

E, uma vez mais, os tempos de 2016 não foram batidos, o que começa a levar a pensar que estes carros, mais pesados e com maior resistência ao avanço (maior área pelas maiores dimensões), acabem por ter dificuldades em pistas como esta, predominantemente com rectas e curvas lentas e sem as curvas rápidas em que o maior apoio aerodinâmico poderia fazer a diferença…

O treino chegou a estar interrompido, devido ao despiste de Romain Grosjean que já andava há algumas voltas a queixar-se de que se passava algo com o seu Haas que estava inguiável. E confirmou-o da pior forma… O Williams de Massa e o Renault de Hulkenberg deixaram boas indicações, mostrando-se capazes de lutar por um lugar no Q3, mas terão, certamente, que batalhar com os Toro Rosso e os Force India.

Ou seja, a qualificação promete ser particularmente interessante no Q2 para apurar os dez que passam à fase decisiva e depois, claro, com uma luta pela «pole» que se espera muito intensa! Tempos da terceira sessão de treinos livres:

tempos3

A qualificação para o G.P. do Bahrain já não demora muito, arrancando quando foram 16 horas em Portugal Continental e Madeira. E espera-se um belíssimo espectáculo, já sob as luzes artificiais do circuito de Sakhir!

Partilhar Notícia.