F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Brasil – Mercedes dá sinais claros de não querer abrandar!

Lewis Hamilton e a Mercedes voltaram a liderar no segundo treino livre do G.P. do Brasil, praticamente uma fotocópia da primeira sessão, apenas com algumas «nuances»: o já tetracampeão do Mundo voltou a liderar a superioridade dos carros prateados, mas agora com Bottas muito mais perto (0,048 s) e com tempos mais lentos que os feitos de manhã; os Red Bull e os Ferrari voltaram a misturar-se, agora com Ricciardo e Vettel mais rápidos que os colegas de equipa; e está a «montar-se» uma bela luta no segundo pelotão, entre Force India, Williams e Renault.

E as previsões voltaram a falhar e a chuva só apareceu com meia-dúzia de pingos quando faltavam 17 minutos para o final, para desaparecer logo de seguida… Assim sendo, esperemos que se mantenham os falhanços para podermos ter uma qualificação no seco porque seria um prazer ver estes carros a acelerar em Interlagos, pista em que se mostram tão à-vontade. O tempo de hoje de manhã de Hamilton já é 1,5 s mais rápido que a «pole» do ano passado, numa pista em que a volta é feita em cerca de 70 segundos.

Na segunda sessão, assistiu-se a uma repetição do treino da manhã, com os pilotos a aproveitarem o facto de irem para a pista à mesma hora da qualificação de amanhã para «arrancarem» bons tempos. Red Bull e Ferrari ficaram mais perto dos Mercedes mas, na verdade, foram estes que não ficaram tão à frente como no primeiro treino… «Os Mercedes parecem muito fortes, depois será entre nós e os Red Bull», dizia Vettel. «Mas acho que poderemos melhorar as afinações para amanhã e ficarmos mais próximos dos Mercedes».

Já nas séries de voltas consecutivas, a preparar a corrida, o equilíbrio parece bastante maior, confirmando as esperanças de Vettel que foi muito claro: «Podemos vencer esta corrida no domingo!», disse o alemão que tem de defender o 2.º lugar no Mundial do ataque de Bottas. «É o Lewis que tem de decidir se me vai querer ajudar», disse de forma algo enigmática o finlandês. Uma coisa é certa: houve mais que uma ocasião este ano em que Bottas ajudou bastante Hamilton…

Mas deixemos os seis carros da frente que hão-de estar mais ou menos «engalfinhados» na qualificação, com Ricciardo a cair na grelha pela penalização de dez lugares pela troca do MGU-H… Porque o segundo pelotão vai merecer atenção, prometendo uma luta bem acirrada, com Esteban Ocon (Force India), Felipe Massa (Williams) e Nico Hulkenberg (Renault) separados por menos de um décimo de segundo. E ainda aqui faltam Sergio Perez e Carlos Sainz que têm andamento para, em qualificação, se intrometerem neste «guerra», a que também se poderá juntar… Fernando Alonso.

O espanhol voltou a perder alguns minutos do treino com um problema na mecânica do seu carro, voltando à pista antes de se voltar a manifestar. Mas nada suficientemente grave, aparentemente, pois não o obrigou a parar. Irónico é que o motor Honda começa a dar sinais de francas melhorias quando se prepara para mudar para os chassis da Toro Rosso… onde os propulsores da Renault não param de dar problemas antes de «voarem» para os McLaren! Tempos da segunda sessão de treinos livres:

bra2

O último dos três treinos livres terá lugar amanhã, a partir das 13 horas de Portugal Continental e Madeira, com apenas uma hora de duração. Duas horas depois de terminar, ou seja, pelas 16 horas, será a altura da discussão pela «pole position». Para a qual os Mercedes partem, hoje, como claros favoritos, mas já se sabe que a Ferrari, com o trabalho no simulador de Maranello durante a noite, costuma operar maravilhas ao sábado de manhã…

Partilhar Notícia.