F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Canadá – Hamilton a experimentar os limites das evoluções da Mercedes

Lewis Hamilton entrou a fundo no primeiro dia do G.P. do Canadá para tirar a limpo se as evoluções introduzidas no Mercedes estão, ou não, a funcionar. E as primeiras indicações parecem ser positivas, já que fez o melhor tempo da primeira sessão, embora haja ainda muito para evoluir até à qualificação de amanhã.

O dia começou cinzento mas não se confirmaram as previsões de aguaceiros. Já a organização teve o cuidado de agradecer aos espectadores a paciência que tiveram, pelo tempo extra de espera na entrada no circuito, devido ao aumento das medidas de segurança… Amanhã e domingo será, certamente, pior, mas são os dias que vivemos…

Numa pista que se apresentou bastante suja – talvez até mais que o que sucede todos os anos, num circuito muito pouco usado –, houve vários pilotos a fazer piões, embora sem quaisquer estragos, sendo os dois pilotos da Ferrari a «abrir o baile» (Raikkonen primeiro, Vettel depois), com Hulkenberg (Renault) a segui-los. Na Red Bull, Ricciardo e Verstappen experimentaram configurações diferentes dos pontões laterais, sendo a do australiano mais complexa, com pequenas derivas verticais. O RB13 destacava-se pelo seu desenho muito simples, mas começa agora a tornar-se mais complexo…

Claro que ninguém sabe com que carga de combustível estiveram os homens da frente a rodar, mas já se percebeu que estão, de novo, bastante juntos. Hamilton foi nove décimos mais rápido que o tempo do primeiro treino livre de há um ano, o que deixa uma promessa concreta de virmos a ter novo recorde da pista – que é de 1.12,275, de Ralf Schumacher (Williams/BMW), desde 2004 – já amanhã, atendendo a que a «pole» do ano passado tinha ficado a apenas 0,6 s daquela marca.

Carlos Sainz nem começou o treino, ficando parado na pista na volta de saída das «boxes» com um problema no seu motor Renault. Avaria ou erro de montagem?... Já Fernando Alonso demorou quase uma hora para conseguir que o McLaren/Honda estivesse em condições de andar e, depois de ir para a pista, fez uma dúzia de voltas antes de parar com um problema hidráulico, aparentemente na caixa…

Os espanhóis olharão com inveja para os Williams e Force India: as equipas-cliente da Mercedes estreiam, ao sétimo fim-de-semana da época, a segunda unidade propulsora da época! Impressionante! Tempos da primeira sessão de treinos:

can1

A partir das 19 horas de Portugal Continental e Madeira arrancará mais hora e meia de treinos livres, já com a pista menos suja e com mais borracha, ou seja, com melhores condições de aderência. Espera-se, por isso, que os tempos baixem e que se assista a simulações de qualificação, pois o treino começará à hora a que, amanhã, estará a terminar o Q3 da decisão da grelha de partida.

Partilhar Notícia.