F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Canadá – Hamilton está mesmo a virar o Mundial!

Lewis Hamilton conseguiu a sua quinta vitória no Canadá, pista particularmente do seu agrado e onde obteve o primeiro triunfo na Fórmula 1. No final de uma corrida fantástica e de um duelo a fundo, mesmo que à distância, com Sebastian Vettel (Ferrari), o tricampeão do Mundo conseguiu mesmo relançar o Mundial, tirando partido do 5.º lugar de Rosberg para reduzir a 9 pontos a sua desvantagem no campeonato.

E Hamilton nem começou bem a corrida, uma vez mais com um péssimo arranque em que deitou fora mais uma «pole position». «Foi outra vez outra largada terrível, não sei porquê, talvez tenha deixado sobreaquecer a embraiagem», explicou. Por outro lado, estava mais preocupado com Rosberg, tendo até o seu carro apontado para a direita e deixando um buraco aberto à esquerda para passar o… «foguete» Vettel com mais uma partida-canhão a saltar imediatamente para a frente!

Hamilton continuava a «marcar» Rosberg que largara um pouco melhor e os dois Mercedes voltariam a tocar-se na primeira volta, roda com roda, mas sem estragar nada… a não ser a corrida do alemão. «Da próxima vez tenho de garantir que me saio melhor de uma situação destas», desabafaria Rosberg que seria «engolido» pelo pelotão até ao 10.º lugar.

Vettel já lá ia, mas Hamilton passou ao papel de «caçador» e a Ferrari rapidamente percebeu que, apesar das enormes melhorias que o alemão exibia no carro italiano, teria de fazer algo de diferente. E arriscou, optando por uma estratégia de duas paragens para tentar que Vettel mantivesse sempre um ritmo a fundo. «Mas sobrestimámos a degradação dos pneus e por isso chamámos ambos os carros, o que foi uma decisão errada», diria Maurizio Arrivabene.

Só com uma paragem, para trocas os ultramacios por macios – começa a ficar a pergunta: para que servem os supermacios?... –, Lewis Hamilton ficou na frente mas com Vettel a rodar muito forte na perseguição. Embora à distância e quatro a cinco segundos, travaram um magnífico duelo, sempre a andar a fundo, com a diferença a flutuar alguns décimos. Mas Hamilton acabou por controlar a prova e Vettel até cometeu dois erros na chicane, na sua tentativa de recuperar terreno.

«Voa como uma borboleta e pica como uma abelha!», gritou Hamilton ao comemorar a 45.ª vitória, recordando o lema de um dos seus ídolos, Muhammad Ali, desaparecido na passada semana. «Esta é para Ali!».

Com uma corrida exemplar em termos de regularidade e com um Williams mais competitivo do que tinha mostrado nos treinos, Valtteri Bottas pôde tirar partido do erro estratégico da Ferrari (com Raikkonen), do atraso de Rosberg e dos problemas com pneus dos Red Bull, em que Daviel Ricciardo voltou a ser traído por um mau trabalho de boxes… E foi assim que o finlandês subiu ao pódio!

Rosberg ainda ganhou alguns lugares e, mesmo no final, ao atacar Verstappen pela 4.ª posição, cometeu um erro na travagem do final da longa recta que lhe poderia ter custado a liderança do Mundial! Destaque ainda para a grande recuperação de Carlos Sainz (Toro Rosso) que, ao largar de 20.º – sofreu penalização de cinco lugares na grelha por ter trocado a caixa – ainda terminou em nono! Classificação:

PosPilotoEquipaTempo/Dif.Boxes
01 Lewis Hamilton Mercedes 1.31.05,296 h 1
02 Sebastian Vettel Ferrari a 5,011 s 2
03 Valtteri Bottas Williams a 46,422 s 1
04 Max Verstappen Red Bull a 53,020 s 2
05 Nico Rosberg Mercedes a 1.02,093 m 2
06 Kimi Raikkonen Ferrari a 1.03,017 m 2
07 Daniel Ricciardo Red Bull a 1.03,634 m 2
08 Nico Hulkenberg Force India a 1 volta 2
09 Carlos Sainz Toro Rosso a 1 volta 2
10 Sergio Perez Force India a 1 volta 2
11 Daniil Kvyat Toro Rosso a 1 volta 2
12 Fernando Alonso McLaren a 1 volta 1
13 Esteban Gutierrez Haas a 2 voltas 2
14 Romain Grosjean Haas a 2 voltas 3
15 Marcus Ericsson Sauber a 2 voltas 2
16 Kevin Magnussen Renault a 2 voltas 1
17 Pascal Wehrlein Manor a 2 voltas 2
18 Felipe Nasr Sauber a 2 voltas 2
19 Rio Haryanto Manor a 2 voltas 2
20 Felipe Massa Williams Prob. mecânicos 2
21 Jolyon Palmer Renault Prob. mecânicos 1
22 Jenson Button McLaren Motor 0

As equipas nem tiveram tempo de comemorar ou repousar, pois tiveram de arrumar as toneladas de material num contra-relógio incrível, para enviar tudo para o aeroporto. Durante esta noite será o «transfer» por via aérea para o Azerbaijão onde, já no próximo fim-de-semana, se realizará o G.P. da Europa, com a estreia do circuito citadino de Baku.

Partilhar Notícia.