F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Canadá – Hamilton superou-se e foi premiado pelo seu ídolo!

Que tarde memorável em Montreal! A luta pela «pole position» para o G.P. do Canadá foi um duelo tremendo entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel e só não foi ainda mais animado porque o piloto da Mercedes tirou autenticamente um coelho da cartola enquanto o da Ferrari cometeu um ligeiro erro na sua última tentativa.

Uma jornada épica em que Hamilton assinalou de forma inesquecível os dez anos da sua primeira vitória na F1, ao igualar o número de «poles» do seu ídolo Ayrton Senna (65), recebendo da família do brasileiro um capacete original utilizado pelo mítico piloto na sua última época na Lotus, em 1987! Uma surpresa que deixou Hamilton profundamente comovido! «Estou emocionado, não tenho palavras... O Ayrton é o piloto favorito de muitos vocês e foi sempre a minha inspiração. Receber este capacete é uma honra enorme, os meus agradecimentos». E, agora, está a apenas três do recorde absoluto de «pole positions», de Michael Schumacher!

ham1ham2

Pela linguagem corporal à saída do carro e assim que tirou o capacete, Vettel não estava à espera deste fortíssimo regresso da Mercedes… Mas o aumento da temperatura da pista, para 44 ºC – um valor que ainda não é aquele calor que faz os Mercedes sofrer – permitiu-lhes ultrapassar o problema de colocar os pneus à temperatura correcta, com que se tinham debatido nos treinos livres em que o asfalto não passara dos 27 ºC. As condições foram ao encontro da Mercedes, é verdade, mas Hamilton fez um trabalho soberbo, com uma volta em 1.11,459 que é a 1,4 s mais rápida que a «pole» do ano passado!

O que significa isso para a corrida de amanhã? Rigorosamente… nada! Recordem-se apenas dois factos: no G.P. de Espanha Hamilton foi surpreendido por Vettel perdendo a vantagem da «pole»; há um ano, no Canadá, Vettel largou da segunda linha e surpreendeu os dois Mercedes para liderar à chegada à curva 1. E nesta pista as duas primeiras curvas são cruciais e tendem a criar situações tensas e… conflituosas. Portanto, Hamilton venceu de forma soberba um primeiro «round» que apenas contou em termos emocionais! Porque as coisas sérias… acontecem ao domingo.

No Q1 os Mercedes tiveram de montar os pneus ultramacios para baterem o tempo que Vettel estabelecera com pneus supermacios, mas a luta estava lá… Na parte de trás do pelotão, a luta pela «sobrevivência» ficou estragada pelo despiste de Pascal Wehrlein (Sauber) no último minuto, no final da recta da meta. As bandeiras amarelas frustraram as derradeiras tentativas de «salvação» de Stoffel Vandoorne (McLaren), Lance Stroll (Williams) e Kevin Magnussen (Haas) que nem tiveram hipóteses de tentar passar ao Q2, juntando-se ainda a Marcus Ericsson (Sauber) na lista dos eliminados.

saukvy

No Q2 os Mercedes deram um ar da sua graça com Hamilton e Bottas na frente em duas tentativas, mas com Raikkonen a apenas oito centésimos, enquanto Vettel apenas fez uma tentativa, q.b. para garantir a passagem ao Q3. Onde não couberam o Renault de Jolyon Palmer, bastante mais lento que o colega de equipa Nico Hulkenberg (10.º), o Haas de Romain Grosjean, o McLaren de Fernando Alonso (apesar de um ataque final que o elevou a 12.º) e os dois Toro Rosso com um treino complicado: primeiro uma saída de Sainz, depois um toque num muro de Kvyat que lhe partiu a jante traseira-direita…

Mas era o Q3 que todos esperavam porque as duas primeiras partes da qualificação tinham deixado promessas concretas de uma enorme batalha entre os dois Ferrari e os Mercedes! E como cumpriu! Vettel errou na sua primeira tentativa, travando tarde demais para o gancho, enquanto Hamilton «cravava» 1.11,7, a primeira vez que alguém baixava de 1.12. O alemão voltava à carga, aplicava-se a fundo, o «suspense» era gigantesco e… ficava a 4 milésimos da «pole»! Mas ainda havia tempo para um último duelo com ambos em simultâneo na pista, já se percebera que nem Bottas nem Raikkonen os conseguiam igualar…

ham4vet

Foi quando Hamilton elevou a fasquia onde não se pensou ser possível, rodando oito décimos abaixo do tempo mais rápido alguma vez registado no circuito de Gilles Villeneuve! Uma volta genial! «Montreal sempre foi bom comigo ao longo dos anos. Foi uma volta ‘sexy’, uma grande volta, o primeiro sector foi fantástico. A equipa fez um grande trabalho a perceber o que se passou na última corrida e a melhorar o carro para esta. Devo um agradecimento especial a todos os que trabalham na fábrica!», referiu o britânico, antes de ser surpreendido com o capacete de Ayrton Senna. «Nem consigo acreditar que o tenha igulado… Lembro-me de vir da escola e ficar a ver vídeos dele a correr. No meu apartamento no Mónaco não tenho muito espaço para troféus mas para este vou arranjar de certeza!».

Sebastian Vettel lá conseguiu recuperar o seu sorriso, depois de uns primeiros minutos em que não conseguiu esconder o desapontamento e a surpresa de ter de novo os Mercedes ao nível dos Ferrari. Mas guarda a esperança para amanhã: «Foi uma grande sessão de qualificação, não fiquei muito contente com a última tentativa mas acho que temos um excelente ritmo de corrida». Já Valtteri Bottas não teve explicação para os sete décimos a que ficou do colega de equipa a não ser que… «o Lewis fez uma mega volta e eu saí demasiado largo na curva 10». E também ele recordou: «Mas a corrida é só amanhã».

Na luta dos finlandeses, Bottas bateu Raikkonen por 75 milésimos e ambos se destacaram dos dois Red Bull, com Verstappen a confirmar-se mais rápido que Ricciardo, como sucedeu ao longo dos outros treinos. Massa continua a mostrar que fez bem em não chegar a entrar na reforma, enquanto os dois Force India continuam a exibir-se muito consistentes e competitivos. Depois de já ter tido alguma dificuldade em entrar no Q3, Hulkenberg não conseguiu entrar na luta por um lugar acima do 10.º… Tempos da qualificação:

can4

Amanhã, o G.P. do Canadá arranca às 19 horas de Portugal Continental e Madeira. Serão 70 voltas ao circuito de Gilles Villeneuve que tem um perímetro de 4,361 km. Se as previsões iniciais apontavam para o aparecimento de chuva durante a manhã, as mais recentes são mais tranquilizadoras e apontam para uma corrida com piso seco. O que tornará tudo muito mais interessante!

Partilhar Notícia.