F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Japão – Vettel e Ferrari começam na frente, mas temos luta anunciada!

Está relançada a luta entre Vettel e Hamilton, com ambos no topo da lista de tempos da primeira sessão de treinos livres para o G.P. do Japão e separados por dois décimos, com o ferrarista na frente. Ou seja, a Ferrari mostra-se já bastante rápida e a Mercedes parte de uma base muito mais sólida do que sucedeu na Malásia!

Esta sessão sofreu uma interrupção de cerca de 15 minutos, já no seu terço final, devido a um despiste de Carlos Sainz que deixou muito trabalho aos seus mecânicos para recuperarem o Toro Rosso para o segundo treino. O espanhol pisou o corrector molhado com a roda traseira-direita à saída de uma curva e o carro foi projectado para o interior, batendo forte… O fim-de-semana está a começar mal, até porque já sabe que tem uma penalização de 20 lugares na grelha por ter trocado vários componentes do grupo propulsor. Quando a sessão foi retomada, já a chuva chegara a Suzuka e o final do treino foi feito com a pista mesmo molhada.

Na frente, Hamilton marcou o seu tempo com pneus macios e Vettel ficou a apenas 0,04 s. Mas passaria para a frente ao calçar os supermacios, embora aqueles pneus devam valer mais tempo, pois o alemão foi prejudicado por Ericsson no final da volta, sem o que a diferença poderia ter ficado no meio segundo. Hamilton, por seu turno, com os pneus mais rápidos não baixou a sua marca. O que significa que ainda há algum tempo para tirar àquelas marcas.

O que não deixa de ser impressionante é que os três primeiros, numa sexta de manhã… já bateram a melhor marca alguma vez feita neste traçado e que durava desde 2006: Massa (Ferrari), 1.29,599. A Mercedes passou grande parte do treino preocupada com as afinações de corrida (daí Hamilton não ter melhorado o tempo com os supermacios, pois nem o tentou), embora as indicações das primeiras simulações não pareçam ser tranquilizadoras: a Ferrari pareceu um segundo por volta que a equipa alemã e a Red Bull…

Esta parece ter ainda algum trabalho a fazer no RB13, embora Daniel Ricciardo esteja no topo da lista dos tempos. Já Verstappen pareceu mais perdido com as afinações, tendo uma ligeira incursão pela gravilha e ficando bastante longe no cronómetro. Novas asas na Renault (dianteiras) e na Williams (traseira) significam muito trabalho de pista, com a equipa francesa a parecer mais competitiva e pronta a entrar na luta do segundo pelotão. Desta feita liderada por Esteban Ocon a mostrar-se muito à vontade com o Force India, embora as diferenças estejam muito curtas. Tempos da primeira sessão de treinos:

jap1

A segunda sessão de treinos livres arranca já às 6 horas de Portugal Continental e Madeira, embora com grande probabilidade de a pista se apresentar molhada. As previsões mais recentes apontam ainda para a possibilidade de aguaceiros amanhã, dia da qualificação, mas para uma corrida com piso seco e com sol.

Partilhar Notícia.