F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do México – Hamilton acabou no topo de uma montanha de emoções!

Lewis Hamilton vem embalado da vitória nos Estados Unidos e mostrou-se claramente mais rápido para obter a 10.ª «pole» do ano e desempatar, para já, a sua luta privada com Nico Rosberg. Garante, assim, que largará na frente para o G.P. do México mas, atenção, os Mercedes não estão muito à vontade, atrás têm os dois Red Bull com pneus supermacios prontos a aproveitar a longa recta para passarem para o comando!

Hamilton não se deixou impressionar com a boa forma de Verstappen e Ricciardo mas, desta vez, as coisas não foram tão fáceis para a Mercedes. «A volta podia ter sido melhor, mas acho que foi um bom tempo», comentou Hamilton ainda no carro. «É sempre uma batalha dura para fazer uma volta perfeita, nunca se sabe se é na primeira ou na segunda volta. Mas a pista melhorou muito, com mais aderência», comentou o britânico que vai prosseguir a sua «caça ao Rosberg».

Com Palmer (Renault) fora da qualificação (ver no final), restava ver quem seriam os outros cinco a ficar fora do Q2 e Romain Grosjean (Haas) cedo deu sinais de que estava em apuros, queixando-se de problemas com a bateria. Também Daniil Kvyat (Toro Rosso) encostou mais cedo com falta de potência no motor Ferrari. No último segundo, Pascal Wehrlein (Manor) deu o salto para 16.º e despromoveu Esteban Gutierrez (Haas) que se juntou a Felipe Nasr (Sauber) e Esteban Ocon (Manor). Lá na frente, a situação era interessante, com os Mercedes, Ferrari e Red Bull todos misturados e separados por meio segundo…

Novidade no Q2: Mercedes e Ferrari fizeram os seus tempos com pneus macios, garantindo assim que largarão para a corrida com a mistura mais resistente; a Red Bull fez um tempo fantástico (Verstappen) mas de pneus supermacios com que, de manhã, tinha percebido que duravam muitas voltas na corrida… E o início do Grande Prémio ficou aqui definido.

Os Williams e os Force India também tentaram passar ao Q3 com pneus macios, mas rapidamente perceberam que não daria e montaram mesmo os supermacios. E dos quatro apenas Sergio Perez, para desconsolo dos milhares de fãs, não conseguiu passar ao Q3… Sainz (Toro Rosso) voltou a ser brilhante e a relegar Alonso (McLaren) para 11.º, aquele que o veterano espanhol diz ser… a sua «pole» por poder escolher os pneus para a corrida. Button (Mclaren), Magnussen (Renault), Ericsson (Sauber) e Wehrlein (Manor) foram os outros eliminados.

Na fase final a grande emoção dos derradeiros segundos foi… para a segunda posição da grelha, com Nico Rosberg a bater os dois Red Bull. Porque, lá na frente, Lewis Hamilton fez a «pole»… por duas vezes, com o melhor tempo na primeira tentativa e mais 6 milésimos na segunda! E assim se preparou para atacar a vitória: «Não há grande táctica para amanhã, é fazer o trabalho que é vencer, o carro parece bom em condições de corrida».

Na primeira tentativa, Rosberg viu-se batido por Verstappen e Ricciardo, a mostrarem que os Red Bull querem mesmo lutar com os Mercedes pelo triunfo na Cidade do México. Um mau «timing» no caso de Verstappen não lhe permitiu fazer mais uma volta lançada, quando os pneus estariam nas melhores condições, ficando assim indefeso perante o último ataque de Rosberg. «A volta do Lewis foi brilhante, a minha não tanto, mas estou relativamente contente com ela por me deixar na primeira linha. O que me dá uma boa hipótese para a corrida. Este fim-de-semana tenho tido mais problemas para encontrar uma boa afinação para o carro mas estamos a chegar lá…».

Verstappen acabaria por nem conseguir chegar-se à marca que já tinha feito no Q2, embora batendo Ricciardo por 0,18 s… «Temos de ser realistas, a qualificação foi toda muito boa, tenho um bom ‘feeling’ com o carro. Foi uma pena no Q3 não ter conseguido uma volta completa tão boa como no Q2…», disse o holandês.

Destaque para a magnífica qualificação de Nico Hulkenberg (Force India) que conseguiu bater os dois Ferrari em que Kimi Raikkonen, apesar de se queixar de falta de potência (o seu engenheiro falaria num problema com o motor), ainda bateu Sebastian Vettel por 5 milésimos! Meio segundo foi a diferença entre Bottas e Massa na luta entre os «Williams boys». Tempos da qualificação:

Piloto
1  Lewis Hamilton
2  Nico Rosberg
3  Max Verstappen
4  Daniel Ricciardo
5  Nico Hulkenberg
6  Kimi Raikkonen
7  Sebastian Vettel
8  Valtteri Bottas
9  Felipe Massa
10  Carlos Sainz
11  Fernando Alonso
12  Sergio Perez
13  Jenson Button
14  Kevin Magnussen
15  Marcus Ericsson
16  Pascal Wehrlein
17  Esteban Gutierrez
18  Daniil Kvyat
19  Felipe Nasr
20  Esteban Ocon
21  Romain Grosjean
22  Jolyon Palmer

O Grande Prémio do México terá 71 voltas ao circuito dos Hermanos Rodriguez e começará pelas 19 horas. Jolyon Palmer irá largar das «boxes» por a Renault ter sido obrigada a trocar o seu chassis, depois de ter descoberto que o usado no treino livre estava… tachado ao nível dos pontos de ancoragem dos cintos de segurança, por ter passado de forma violenta sobre um corrector!

Partilhar Notícia.