F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do México – Red Bull, Mercedes e Ferrari «embrulhados, qualificação promete!

A última sessão de treinos livres para o G.P. do México não só nos trouxe um novo e impressionante recorde da pista, como deixou promessas de uma qualificação bem animada! Com Max Verstappen (Red Bull) na frente, há muito que não se via um «aquecimento» para a qualificação tão equilibrado, com os cinco primeiros – Verstappen, Hamilton, Vettel, bottas e Ricciardo – separados por apenas 0,25 s!

Claro que já se sabe que, quando se chegar à discussão da «pole», tanto Mercedes como Ferrari conseguem ir buscar mais alguns cavalos que a Red Bull não terá à disposição mas, desta vez, não poderão menorizar o equilíbrio do chassis do RB13 que tem permitido a Verstappen e Ricciardo fazer milagres. E manter-se na luta, senão pela «pole», certamente pela corrida!

A pista esteve bastante mais fresca neste treino da manhã. Do que nas sessões de ontem e do que estará, quase de certeza, na qualificação. Em que, pelo que se viu, ninguém se poderá dar ao luxo de poupar pneus (a não ser no Q1) e de jogar à defesa, pois as três equipas da frente estão, de facto, muito próximas. Mesmo Raikkonen, em 6.º, ficou a apenas 0,4 s por um pequeno erro de pilotagem.

Hamilton não se mostrou totalmente satisfeito com o comportamento do seu carro. Mas também é natural que, por muito «cool» que seja ou se queira mostrar, o peso da decisão do título e o «instinto de sobrevivência» que lhe diz que um 5.º lugar é suficiente, lhe esfriem aquele «instinto predador» que sempre mostrou nas voltas de qualificação… Veremos se, quando chegar a hora, Hamilton se abstrai do valor superior que está em jogo ou se Sebastian Vettel ainda consegue colocá-lo sob alguma pressão (apenas 0,04 s os separaram!), procurando a única coisa que ainda lhe pode valer: levar Hamilton ao erro…

No segundo pelotão, Sergio Perez parece querer puxar dos galões e mostrar a Ocon quem «manda lá em casa», com os Force India firmes como quarta equipa. A Renault está logo a seguir mas, aí, Hulkenberg arranjou finalmente um rival/colega de equipa à altura e está a ver-se em dificuldades com Carlos Sainz… Com as penalizações já coleccionadas para a corrida, os dois homens da McLaren «desapareceram» da parte de cima da tabela de tempos, mais preocupados com a corrida, numa sessão razoavelmente tranquila a nível de «dores de cabeça».

Kevin Magnussen conseguiu mesmo guiar o Haas, apesar das dores de estômago que o levaram até, na véspera, a falar ao «briefing» de pilotos para ir mais cedo para o hotel… Pascal Wehrlein teve um problema com o sistema de regeneração de energia no Sauber e perdeu muito tempo na sessão, mas ainda voltou à pista. A mesma sorte não teve Pierre Gasly que quase não rodou, com novo problema de motor que o fez parar pouco depois de sair das «boxes». Tudo se resolveu com a troca da bateria e do MGU-H, além de… um total de 15 lugares de penalização na grelha.

Mas nem tudo foi mau para a Toro Rosso: no seu processo de aprendizagem da F1, Brendon Hartley (que conhece bem a pista, ao contrário de Gasly) já obteve um significativo 11.º tempo, a 1,4 s de Verstappen, o que já mostra assinalável evolução. Importante, pois o neozelandês está a jogar o seu lugar para a temporada de 2018! Tempos da terceira sessão de treinos livres:

mex3

Agora é uma «corridinha» até à decisão pela «pole position», com a qualificação a iniciar-se às 19 horas de Portugal Continental e Madeira. Confirmarão os Mercedes a esperada superioridade, ajudada pelo «modo mágico» que costumam usar nos seus motores no Q2 e Q3? Será que, nestas condições de altitude, fará tanta diferença como nas outras pistas? Pelo que se viu neste «ensaio-geral», poderemos ter uma qualificação bem animada a partir das 19 horas!

Partilhar Notícia.