F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. dos EUA – Hamilton já parece estar no controlo das operações…

Lewis Hamilton voltou a ser o mais rápido na segunda sessão de treinos livres do G.P. dos Estados Unidos e, desta vez, já mostrou ao que vem: dominar a prova de Austin e coleccionar mais uma vitória nos «States», país onde sempre se deu bem. E o Mercedes parece estar a ajudá-lo, pela forma como está competitivo na pista norte-americana, a ajudar Hamilton a assumir aquela posição dominadora em que se sente tão bem.

Hoje, no único treino em condições normais, o britânico foi o único a baixar do segundo 35, conseguindo mesmo bater o recorde da pista – que era a «pole» do ano passado – por 0,33 s. Ainda é pouco para o que os carros deste ano são capazes de fazer, mas é preciso não esquecer que amanhã, na qualificação, a Mercedes «carregará na cavalagem» com aquele modo de gestão electrónica específico para uma volta só que o fará ser muito mais rápido. E o próprio Hamilton parece tão confiante e tão dominador que hoje se candidatou, de forma clara, a bater um novo recorde, desempatando com Michael Schumacher como os pilotos com mais largadas da primeira linha da grelha…

Verstappen conseguiu colocar o Red Bull na 2.ª posição, embora a quatro décimos de Hamilton e sabe que, na qualificação, não terá «modo mágico» no seu motor, algo em que a Renault está a trabalhar mas só para 2018… O único problema que pode apoquentar o holandês é se a sua equipa decidir que é mais seguro, para que consiga ter um bom resultado na corrida, trocar-lhe alguns componentes do grupo propulsor, o que implicará lugares de penalização na grelha, mas isso só amanhã o saberemos. Certas são as penalizações de Além das penalizações 10 lugares para Vandoorne (McLaren) e 25 para Hartley (Toro Rosso), a que se juntou a de20 lugares para Hulkenberg (Renault)…

É verdade que Sebastian Vettel conseguiu o 3.º tempo e que, em qualificação, até poderá passar Verstappen com a maior potência do motor Ferrari que também dispõe de um… «modo mágico». Um lugar na primeira linha da grelha não é de todo descabido, até porque já se sabe que, de hoje para amanhã, o simulador em Maranello costuma fazer milagres. Mas o alemão teve um treino particularmente difícil, sendo o que menos rodou dos homens da frente, o que significa recolher poucos dados para estudar o comportamento do carro em corrida.

Primeiro teve uma rapidíssima saída de pista na penúltima curva – onde Hamilton também saiu mas de forma mais… «controlada» –, de onde conseguiu sair por a gravilha ser bastante dura. Passou muito tempo nas «boxes» e, quando voltou à pista, encontrou um carro com um comportamento estranho que o levou a regressar para que os seus mecânicos vissem o que se passava com a frente do SF70-H. Acabou por regressar à pista apenas a quatro minutos do fim, o que já não deu para grande coisa…

Contudo, Vettel pode sempre ver as coisas pelo lado positivo e olhar para o ritmo de corrida de Kimi Raikkonen que foi o melhor de todos… «Claro que à sexta-feira queremos andar o mais possível… Mas o Kimi andou bastante e podemos aprender com os dados dele», referiu o alemão. «Teremos de partir daí e ver se o carro amanhã estará mais rápido. Este ano a pista parece mais irregular, como se o terreno por baixo se tivesse movido… Mas basta-me conseguir fazer algumas voltas em condições normais para ficar tudo OK».

Hamilton, Verstappen e Vettel destacaram-se dos colegas de equipas que, curiosamente, se colocaram logo a seguir e pela mesma ordem das equipas! Bottas volta a não conseguir andar ao mesmo ritmo de Hamilton e essa é mais uma prova da forma como o britânico se torna dominador quando chega a Austin…

O segundo pelotão é liderado por Alonso, cujo McLaren passou a frequentar com maior regularidade os lugares da frente desde que… foi anunciado o divórcio com a Honda! Boas notícias para a Toro Rosso! Também a Williams parece ter reencontrado a competitividade perdida, embora só com Massa, pois Stroll perdeu preciosos minutos com um problema no escape do seu carro. E os Force India lá estão, sempre no «top ten» e bem colados, desta feita com Perez a bater Ocon por 9 milésimos. Melhor mesmo só o que se passou logo atrás deles, com Sainz a impor-se a Hulkenberg na estreia pela Renault por 5 milésimos! Tempos da segunda sessão de treinos livres:

eua2

Amanhã o dia começa às 17 horas de Portugal Continental e Madeira, com os derradeiros 60 minutos de treino livre, o ensaio-geral para a qualificação que, ao contrário do que acontece em todas as provas, só se realiza quatro horas (e não duas) após o final daquela sessão. Tudo para que comece o mais tarde possível (no caso, às 22 horas portuguesas), para que os espectadores possam seguir directamente para a festa que está montada e que culminará com o concerto de Justin Timberlake!

Partilhar Notícia.