F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Áustria – Grelha de partida baralhada com penalizações

Ponto da situação sobre a grelha de partida para o G.P. da Áustria, depois das fortes penalizações que afectaram quatro pilotos, os dois da Red Bull e os dois da McLaren. Primeiro os «castigos» por utilização de mais componentes mecânicos que os quatro estipulados para toda a temporada.

Daniil Kvyat (8.º) e Daniel Ricciardo (14.º) sofrem penalização de dez lugares na grelha por terem montado o quinto motor V6 da Renault. Ou seja, o russo largará de 15.º porque atrás de si ainda ficarão os dois Manor, o colega de equipa e os dois homens da McLaren fortissimamente penalizados com… 25 lugares na grelha cada um! Button porque montou o quinto motor Honda mas também os sextos turbo e MGU-H! Quanto a Alonso, são 20 lugares por usar o quinto motor, quinto turbo e quinto sistema MGU-H, mais 5 lugares pela nova caixa de velocidades.

Assim, com esta quantidade de penalizações (e ainda não chegámos a meio da época!), a grelha de partida para o G.P. da Áustria ficou assim ordenada:

Linha Piloto      Piloto
1.ª Lewis Hamilton Nico Rosberg
2.ª Sebastian Vettel Felipe Massa
3.ª Nico Hulkenberg Valtteri Bottas
4.ª Max Verstappen Felipe Nasr
5.ª Romain Grosjean Pastor Maldonado
6.ª Marcus Ericsson Carlos Sainz
7.ª Sergio Perez Kimi Raikkonen
8.ª Daniil Kvyat Roberto Merhi
9.ª Will Stevens Daniel Ricciardo
10.º Fernando Alonso Jenson Button

Se no caso de Kvyat a penalização de dez lugares na grelha pode ser aplicada directamente, em relação a Ricciardo, Button e Alonso é impossível «despromovê-los» o número de lugares exigido. Assim, essas penalizações são transformadas em sanções a cumprir durante a corrida: Ricciardo terá de estar parado 5 s antes que os mecânicos possam mexer no carro na primeira troca de pneus. Os pilotos da McLaren terão de cumprir os «castigos» nas primeiras três voltas, Alonso uma passagem pelas «boxes», Button um «stop-and-go» de 10 s.

Partilhar Notícia.