F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Halo escolhido para 2017 por falhas nos testes do Aeroscreen

Foi algo surpreendente o anúncio por parte da FIA de que tinha escolhido a estrutura em halo para proteger os habitáculos dos F1, a partir de 2017, em desfavor da mais consensual solução Aeroscreen proposta pela Red Bull. Até porque os próprios responsáveis federativos, nomeadamente Charlie Whiting, tinha assumido preferir esta última hipótese…

Sabe-se agora que a decisão foi tomada por o Aeroscreen não ter passado com sucesso todos os «crash tests» realizados pela FIA, apesar dos resultados positivos apresentados pela Red Bull quando mostrou o dispositivo. Pelos vistos, as provas impostas pelas entidade federativa foram mais exigentes e o sistema necessita de ser mais desenvolvido para conseguir ser aprovado.

Foi, aliás, o que foi dito na altura em que foi comunicada a decisão. Para 2017 a opção recai sobre o halo – embora numa versão melhorada e que, também ela, terá de ser submetida a «crash tests» –, enquanto o Aeroscreen continua a ser desenvolvido. E poderá até ser reavaliado no próximo ano, para uma eventual aplicação aos carros de 2018, já que é a solução claramente preferida pelos fãs e equipas.

Partilhar Notícia.