F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Conversas de pódio – Hamilton explicou decisão, Vettel agradece ao tempo inglês

Em nove corridas, este foi o sexto pódio com Hamilton, Rosberg e Vettel e o terceiro com esta ordem… E o campeão do Mundo juntou-se a Jim Clark (5 vitórias) e Nigel Mansell (4) como os únicos britânicos com pelo menos três vitórias no G.P. da Grã-Bretanha. Levando 140 mil fãs ao delírio, Lewis Hamilton estava agradecido e gritou: «Conseguimos! Tornaram esta vitoria fantástica, em todas as curvas via-vos a apoiarem-me e foram vocês que me deram forças!»

Acerca da prova, o piloto da Mercedes começou por falar do arranque, em que foi surpreendido pelos dois Williams: «A embraiagem estava no ponto certo mas tive pouca aderência e as rodas patinaram muito, acho que o Nico teve o mesmo problema, mas isso acabou por tornar a corrida mais interessante. E estava a ver que não conseguia passar os Williams que, nesta pista, são muito rápidos em recta e é sempre difícil chegarmo-nos muito ao carro da frente. Felizmente que a troca de pneus correu muito bem e cheguei ao comando».

Depois, foi a fase… caótica, com a chegada da chuva: «Foi uma corrida muito difícil, com condições traiçoeiras, uma das mais difíceis que já fiz! Mas felizmente que entrei na altura certa, acho que pela primeira vez na minha carreira consegui acertar em cheio no momento para trocar pneus! Vi a chuva a chegar e achei que ia cair mais. Depois de montar os pneus intermédios só pensava ‘agora espero que caia ainda mais’! Acho que a decisão não foi nem genial nem sorte, ao longo da volta fui-me apercebendo de que a chuva estava mesmo a chegar e nas últimas curvas já tive dificuldades em segurar o carro, por isso decidi entrar na ‘box’».

Aí ganhou vantagem decisiva para segurar a sua 43.ª vitória. «A última volta foi muito emocional, não podem imaginar a minha felicidade por estar no topo do pódio. Vou forçar ao máximo para conquistar o Mundial mas agora… só quero festejar!». E pensar, obviamente, no próximo triunfo que poderá ser o mais especial da sua carreira: porque o 44 é o seu número favorito!

Hamilton ainda temeu pela vitória quando as condições da pista estavam mistas e o seu colega de equipa, Nico Rosberg, parecia voar! «Sentia-me confortável naquelas condições e ia para a ‘guerra’ porque sentia que o podia apanhar. Quando vi o Lewis entrar na ‘box’ até fiquei contente porque achava que era decisão errada! Mas depois choveu mais e, afinal, quem tomou a decisão certa foi ele…», resumiu o alemão.

Rosberg passou mesmo por alguma angústias no habitáculo do seu Mercedes, ao recordar-se do que afirmara antes da partida: «Logo no dia em que disse que não teríamos oposição é que ficámos atrás dos dois Williams, mas eles fizeram um grande trabalho! Felizmente que a chuva apareceu porque foi isso que me ajudou a passá-los», reconheceu.

Quem festejou o 3.º lugar como se de uma vitória se tratasse foi Sebastian Vettel que andou sempre longe do quarteto da frente, até a chuva chegar e os Williams… se «afogarem». «Obrigado ao tempo britânico, mais uma coisa para pôr na lista das coisas de que gosto na Grã-Bretanha!», dizia divertido o alemão que admitiu: «Sem a chuva não conseguiríamos chegar ao pódio! Mas isto é a Inglaterra e fizemos a escolha certa, com uma chamada às ‘boxes’ na altura certa!».

Vettel não esconde, contudo, que o G.P. da Grã-Bretanha não foi dos melhores para a Ferrari, embora mantendo-se optimista: «Estivemos sempre longe das posições a que estamos habituados, temos de analisar o que se passou, temos muito trabalho de casa para fazer! Mas a Hungria será uma pista bem diferente e estou ansioso. Estará calor e poderemos lutar mais com os Mercedes».

Partilhar Notícia.