F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. de Itália – Hamilton, claro, mas… muito pressionado pelos Ferrari!

Sétima «pole» consecutiva para Lewis Hamilton que partirá na frente para o G.P. de Itália. Mas, afinal, não foi tão fácil, dominadora e esmagadora como se esperava, em especial porque os Ferrari o rodeiam, com Raikkonen a partir ao seu lado e Vettel logo atrás, e ficando a apenas três décimos de distância… Mas para os registos, fica o facto de, nas últimas 70 sessões de treinos, Hamilton ter sido o mais rápido em 41, ou seja, em 58,5%!

Uma qualificação que nos deixa com «água na boca» para a corrida de amanhã, às 13 horas! Porque temos um Mercedes superior, é certo, mas bem cercado por dois Ferrari que têm mostrado bom andamento em corrida. Além de que os Mercedes têm tido problemas vários nos arranques, situação em que ambos os Ferrari têm sido fabulosos. E no longo «sprint» até à primeira chicane tanto Raikkonen como Vettel têm uma fantástica hipótese de... espalhar crises cardíacas pelos «tifosi»!!

O ataque que Rosberg pretendia lançar a Hamilton ficou comprometido ainda antes da qualificação, quando foi detectado um problema (não explicado) no motor do seu Mercedes, o da nova especificação, obrigando à troca para o usado em Spa, com óbvio «handicap» de potência para o alemão… E que lhe coloca outro problema: como aguentará a corrida de Monza, em que se anda 75% do tempo a fundo, um motor que já fez Canadá, Áustria, Inglaterra, Hungria e Bélgica?!

A primeira parte da sessão ficou marcada pelos problemas mecânicos que voltaram a afectar os motores Renault e que impediram Max Verstappen de marcar um tempo, salvando-se Daniel Ricciardo (que teve de mudar de motor, em 1.40 h, entre os dois treinos) por uma unha negra. Pior, com a pressa de mandar o holandês para a pista no último minuto da primeira parte do treino, a equipa Toro Rosso não apertou bem a tampa do motor que saltou em plena pista, o que lhe deverá valer, no mínimo, uma repreensão…

Na segunda fase da qualificação, Ricciardo já nem voltou à pista. «Este motor é novo e não nos deverá dar problemas para a corrida. Mas o outro também era e só durou meia-dúzia de voltas…», comentava o australiano. Uma excelente volta de Marcus Ericsson com o Sauber/Ferrari acabou por surpreender Pastor Maldonado e atirar um dos oito carros com motores Mercedes para fora dos dez primeiros. Mas o bom sinal foi a clara aproximação dos Ferrari ao tempo-canhão feito por Lewis Hamilton, o que prometia uma fase final emocionante, mesmo se Rosberg não parecia ter condições para se intrometer na luta.

Isso percebeu-se logo na sua primeira tentativa, quando foi batido não só pelos Ferrari como até por Massa, ficando bastante longe do tempo de Hamilton, quando no primeiro dia, com motores iguais, a diferença entre os dois tinha sido de 0,021 s! No final, seriam quatro décimos a separá-los – além do motor, Rosberg também se queixou do comportamento do carro, a escorregar muito de frente… – e também os dois Ferrari, com a surpresa de Raikkonen a bater Vettel por 0,05 s! Os carros italianos mostraram-se em excelente forma com a evolução do motor estreada (a Mercedes confessou-se surpreendida!), mas também ficou a impressão de que Hamilton poderia ter melhorado o seu tempo: estava a fazer melhores parciais… até saber que os Ferrari, a rodar à sua frente, não tinham batido a sua marca.

Os Williams vão partir da 3.ª linha da grelha, com Massa a aproveitar bem o cone de ar que lhe foi proporcionado por Bottas… para o bater por 0,18 s. Mais longe acabaram por ficar Sergio Perez e Romain Grosjean, quando se esperava que entrassem na luta dos lugares dianteiros da grelha. Má sorte para Nico Hulkenberg de quem se esperava muito, mas um problema mecânico impediu-o de fazer uma segunda tentativa que seria o «tudo ou nada» para um grande tempo na grelha. Tempos da qualificação:

Lugar Piloto Carro Tempo
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.23,397
2.º Kimi Raikkonen Ferrari 1.23,631
3.º Sebastian Vettel Ferrari 1.23,685
4.º Nico Rosberg Mercedes 1.23,703
5.º Felipe Massa Williams/Mercedes 1.23,940
6.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1.24,127
7.º Sergio Perez Force India/Mercedes 1.24,626
8.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1.25,054
9.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1.25,317
10.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 1.26,214
11.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1.24,525
12.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1.24,898
13.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1.25,618
14.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1.25,796
15.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault s/tempo
16.º Jenson Button McLaren/Honda 1.26,058
17.º Fernando Alonso McLaren/Honda 1.26,154
18.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari 1.27,731
19.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari 1.27,912
20.º Max Verstappen Red Bull/Renault s/tempo

Estes são os tempos obtidos na qualificação que não corresponderão, obviamente, à grelha da corrida de amanhã, devido aos seis pilotos penalizados por trocas de motores. É até provável que tanto Ricciardo como Verstappen arranquem das «boxes». O que estava previsto, era que Button recebesse 5 lugares de penalização, seguido por Verstappen, Sainz e Alonso (10 cada), Kvyat (15) e Ricciardo (25).

Partilhar Notícia.