F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. da Bélgica – Hamilton soberbo! No trabalho… e a gozar a vida!

Quem pode criticar o estilo de vida de Lewis Hamilton?! Vence corridas, domina o Mundial, chegam as férias, vai para Barbados, diverte-se no Carnaval com Rihanna e uns charutos, vai às festas VIP de Nova Iorque, goza a vida ao máximo, volta ao trabalho e tem uma exibição imperial na Bélgica, obtendo mais uma vitória soberba que lhe aumenta a vantagem no Mundial sobre Rosberg para 28 pontos! Alguém ainda tem alguma crítica a fazer?...

Hamilton dominou por completo a corrida das Ardenas desde o primeiro metro, em que nem as novas regras da partida lhe complicaram a vida e… até lhe podem ter facilitado, dado a má largada do seu colega de equipa! A partir daí, abriu uma vantagem confortável rapidamente, para uma corrida sem história, em que nem a chuva prometida apareceu para tentar «pingar» o passeio do campeão do Mundo com alguma emoção. Vitória incontestável que o deixa, pela primeira vez, a coberto de um eventual problema mecânico: mesmo que não pontue em Monza e Rosberg vença, chegará sempre a Singapura no comando do Mundial! E o tri cada vez mais perto, depois da sua segunda vitória em Spa-Francorchamps!

Nico Rosberg foi um natural 2.º classificado mas, depois de uma péssima partida, teve de contar com a ajuda da sua equipa para, na primeira troca de pneus, o fazer «saltar» o duo Sergio Perez-Daniel Ricciardo que, lutando pelo 2.º lugar, tinham perdido algum tempo atrás de Raikkonen que não parara ainda. A partir daí, o alemão da Mercedes bem procurou ir atrás de Hamilton mas sem qualquer hipótese e sempre perdendo muito tempo no segundo sector da pista belga. Desta vez não houve qualquer dúvida, o campeão do Mundo foi muitíssimo superior!

Atrás dos Mercedes, e em «pezinhos de lã», quase sem se dar por ele, Sebastian Vettel conseguiu chegar ao 3.º posto e, tirando partido de um asfalto que arrefeceu, foi preservando os seus pneus, de tal forma que a equipa o «convidou» a tentar a proeza de fazer toda a corrida com uma única paragem! Mas o ataque, nas últimas voltas, de um Grosjean, cujo Lotus esteve muito competitivo e tinha pneus bastante mais novos, obrigou-o a forçar o ritmo e a proeza… acabou em «tragédia», com o rebentamento do pneu traseiro-direito por uso excessivo a uma volta do final… e zero pontos na conta do alemão! Optimismo excessivo da Ferrari que acabou mal.

Assim, Grosjean conseguiu um pódio com sabor a vitória, num fim-de-semana em que a Lotus atravessou gravíssimos problemas, com os seus carros «aprisionados» pelas autoridades belgas na pista de Spa, num problema que ainda estava por resolver após o final da corrida… Para mais, o piloto francês afastou definitivamente os fantasmas que ainda pairavam desde a sua partida catastrófica de 2012 que lhe valeu uma corrida de suspensão. Mas nesta corrida, Grosjean fez tudo bem, foi agressivo e rápido, sem cometer erros e terminou a pressionar de tal forma Vettel que o obrigou a aumentar o ritmo que, em última análise, levou ao rebentamento do pneu do Ferrari.

Um dos homens do dia foi Daniil Kvyat – outro foi Max Verstappen com ultrapassagens... de «arrepiar»! – com um Red Bull que, sem ter o motor mais potente, se mostrou uma bela surpresa, em especial quando guiado de forma muito agressiva, como o russo fez, ganhando posições atrás de posições. Para a equipa foi uma pena o problema repentino que afastou Ricciardo que parecia a caminho de um pódio quase certo…

Sergio Perez confirmou o à vontade dos Force India nesta pista – e atenção para Monza! – e, na 1.ª volta, chegou a estar à frente de Hamilton durante uma vintena de metros! A boa velocidade de ponta permitiu-lhe atacar mas também defender-se de carros com chassis mais competentes e chegar a um merecido 5.º posto.

E se Bottas e Massa tiveram uma corrida surpreendentemente difícil – esperava-se muito mais dos Williams numa pista de alta velocidade –, a sua equipa cometeu um erro… de amadores! Na primeira paragem, montaram três pneus macios e um médio no carro de Bottas, violando de forma grosseira os regulamentos que proíbem a mistura de pneus, resultando numa passagem extra do finlandês pelas «boxes»… Um domingo para esquecer, em que o 6.º lugar de Massa sabe a muito pouco! Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.23.40,387 h
2.º Nico Rosberg Mercedes a 2,058 s
3.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes a 37,988 s
4.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 45,692 s
5.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 53,997 s
6.º Felipe Massa Williams/Mercedes a 55,283 s
7.º Kimi Raikkonen Ferrari a 55,703 s
8.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 56,076 s
9.º Valtteri Bottas Williams/Mercedes a 1.01,040 m
10.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 1.31,234 m
11.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 1.42,311 m
12.º Sebastian Vettel Ferrari a 1 volta
13.º Fernando Alonso McLaren/Honda a 1 volta
14.º Jenson Button McLaren/Honda a 1 volta
15.º Roberto Mehri Manor Marussia/Ferrari a 1 volta
16.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 1 volta
Carlos Sainz Toro Rosso/Renault Prob. mecânico
Daniel Ricciardo Red Bull/Renault Sist. hidráulico
Pastor Maldonado Lotus/Mercedes Motor
Nico Hulkenberg Force India/Mercedes Motor

Os dois McLaren/Honda voltaram a conseguir terminar uma corrida, embora com Button a queixar-se de falhas várias do acumulador de energia do seu carro… Dentro de duas semanas, novo «templo da velocidade» no cardápio do Mundial de F1, com a «catedral» de Monza, para o G.P. de Itália.

Partilhar Notícia.