F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

G.P. do Canadá – Hamilton está de volta às vitórias!

Os Mercedes «esmagaram» a concorrência num G.P. do Canadá em que fizeram uma corrida… normal, ao contrário do que sucedera no Mónaco. E foi Lewis Hamilton a conseguir a sua 37.ª vitória, além de se tornar no piloto britânico a liderar mais voltas na F1, batendo Nigel Mansell. Mais importante para si, estendeu a vantagem no Mundial para 17 pontos sobre Nico Rosberg que foi 2.º.

Embora não tenham chegado a lutar «ombro-com-ombro» pelo primeiro lugar, o duelo entre Hamilton e Rosberg foi duro, com o alemão a pressionar sempre o campeão do Mundo. E até dos dois lados da «box» havia luta, com os engenheiros a informarem o seu piloto do que o outro fazia! A certa altura, ambos tiveram de se preocupar com diferentes tipos de gestão – da gasolina (Hamilton) e dos travões (Rosberg) – só para ficarem em condições para acabar o duelo na fase final da corrida, num jogo de «gato e do rato», em que a diferença rondou o segundo e meio. O campeão do Mundo, contudo, não se deixou surpreender e garantiu a sua

Mas esta vitória da Mercedes não mostrou apenas que os campeões do Mundo continuam a ter, de (muito) longe, os carros mais rápidos. Tal como Rosberg vaticinara, a forma como conseguiram gerir o desgaste dos pneus foi muito melhor que nos Ferrari, tendo conseguido fazer toda a corrida com uma única paragem, contra duas dos carros italianos… Apesar das evoluções nos Ferrari, Montreal parece ter posto em evidência a grande vantagem dos campeões do Mundo. Ao menos, a equipa deixa os seus pilotos baterem-se de forma livre, como foi o caso!

Raikkonen (Ferrari) arruinou as hipóteses de subir ao pódio ao fazer um pião à saída do gancho, gritando pelo rádio «foi o mesmo do ano passado!». Em 2014 fizera um pião por causa de um pico repentino de potência, ao acelerar na saída do gancho… O tempo aí perdido foi-lhe fatal, perdendo a posição para Bottas (Williams), apesar de até ter feito uma troca de pneus bem lenta. E assim a Williams obteve o primeiro pódio da época, com uma corrida isolada de Bottas, ajudado pelo poderio do motor Mercedes.

O seu compatriota da Ferrari não teve um dia dos melhores pois, além do pião, não mostrou o ritmo de Sebastian Vettel que «trepou» pelotão fora, desde 18.º até um excelente 5.º lugar que limita os «estragos» de uma qualificação desastrosa. Não deixa de ser uma perda de 15 pontos para o líder do Mundial, mas Vettel foi, claramente, um dos homens do dia, com uma corrida notável e acabando a apenas 4 s do seu colega de equipa!

Prova da vantagem de ter um Mercedes «às costas», também Felipe Massa fez uma corrida fabulosa, trepando lugares atrás de lugares até um 6.º posto que lhe saberá a pódio!... Outras notícias foram os primeiros pontos do ano para Pastor Maldonado (Lotus) e a chegada de um Force India, o de Hulkenberg, nos lugares pontuáveis. Motores Mercedes claro…

Numa pista em que o poderio mecânico tem papel crucial, acaba por não ser muito surpreendente as corridas discretas dos Red Bull e Toro Rosso. Mas não deixa de ser estranho ver Daniel Ricciardo tão mal classificado e tão longe do colega de equipa… O australiano não anda nada contente… Classificação:

Lugar Piloto Carro Tempo/Dif.
1.º Lewis Hamilton Mercedes 1.31.53,145 h
2.º Nico Rosberg Mercedes a 2,285 s
3.º Valtteri Botas Williams/Mercedes a 40,666 s
4.º Kimi Raikkonen Ferrari a 45,625 s
5.º Sebastian Vettel Ferrari a 49,903 s
6.º Felipe Massa Williams/Mercedes a 56,381 s
7.º Pastor Maldonado Lotus/Mercedes a 1.06,664 m
8.º Nico Hulkenberg Force India/Mercedes a 1 volta
9.º Daniil Kvyat Red Bull/Renault a 1 volta
10.º Romain Grosjean Lotus/Mercedes a 1 volta
11.º Sergio Perez Force India/Mercedes a 1 volta
12.º Carlos Sainz Toro Rosso/Renault a 1 volta
13.º Daniel Ricciardo Red Bull/Renault a 1 volta
14.º Marcus Ericsson Sauber/Ferrari a 1 volta
15.º Max Verstappen Toro Rosso/Renault a 1 volta
16.º Felipe Nasr Sauber/Ferrari a 1 volta
17.º Will Stevens Manor Marussia/Ferrari a 4 voltas
Roberto Merhi Manor Marussia/Ferrari Prob. mecânicos
Jenson Button McLaren/Honda Prob. mecânicos
Fernando Alonso McLaren/Honda Prob. mecânicos

Agora a F1 volta à Europa para cinco corridas consecutivas no Velho Continente, começando na «casa» da Red Bull, o Red Bull Ring, com o G.P. da Áustria. Os «donos» da pista, também exigente para os motores, não deverão ter muito para festejar. Já Toto Wolff e Niki Lauda, os responsáveis da equipa Mercedes… também são austríacos!

Partilhar Notícia.