F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Houve batota generalizada à partida do G.P. da Malásia?!

O problema foi levantado por um responsável da Force India que garante que a sua equipa não fez o mesmo: várias foram as escuderias que secaram a pista que ainda tinha manchas húmidas mesmo à frente dos pneus dos seus carros, de forma a garantir-lhes melhor tracção no momento do arranque. O que é… estritamente proibido pelos regulamentos!

Otmar Szafnauer revelou ter comunicado o que se estava a passar na grelha a comissários desportivos, mas que ninguém tomou qualquer acção para parar ou punir algo que é considerado uma ilegalidade… Alguns minutos antes da saída dos carros para a grelha, caiu uma forte bátega de água sobre a pista de Sepang, ao ponto de muitos carros terem até saído inicialmente com pneus intermédios, antes de os trocarem para os «slicks», tal a rapidez com que a pista secava, devido ao calor elevado.

No entanto, um dos lados da grelha estava bastante mais húmido que o outro. «Em metade dos carros da grelha estavam a secar o asfalto, mas nós não o fizemos, mesmo com custos no arranque. Penso que a McLaren foi uma das equipas que secou a grelha», contou Szafnauer. As equipas terão usado aqueles aparelhos com que costumam soprar ar para arrefecer os travões para secarem bem o asfalto, o que contraria o artigo 22.3 dos regulamentos desportivos que diz: «Além da condução na pista, os competidores não estão autorizados a alterar a aderência de qualquer parte da superfície da pista».

O responsável da Force India contou ainda que fez questão de avisar os responsáveis da FIA do que se estava a passar na grelha, mas que ninguém pareceu prestar muita atenção aos seus reparos… É, contudo, muito provável que o tema seja levantado na habitual reunião dos chefes das equipas, antes do próximo Grande Prémio, no Japão. Até porque, em relação à Malásia, a partir do momento em que é publicada a classificação oficial já pouco haverá a fazer…

Partilhar Notícia.