F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Hulkenberg confirmado pela Renault e mercado de pilotos agita-se (actualizado)

Foi a Force India que confirmou… a contratação de Nico Hulkenberg pela Renault para 2017! Posta assim, a notícia pode parecer estranha mas, sabendo-se das negociações entre a equipa francesa e o piloto alemão que tinha contrato com a Force India, foi o anúncio matinal, por parte desta, da libertação do piloto que espoletou o processo… Só ao início da tarde veio a confirmação da Renault.

«Todos desejamos o melhor ao Nico nesta sua nova etapa na F1», declarou Vijay Mallya, patrão da Force India. «Tendo estado connosco durante cinco anos, o Nico tornou-se um grande amigo e muito contribuiu para o sucesso da nossa equipa. É um piloto fantástico que somou mais pontos para esta equipa que qualquer outro. Vamos sentir a sua falta mas respeitamos a sua decisão de explorar novas oportunidades e não seria correcto impedi-lo de o fazer».

A Renault fala apenas num contrato plurianual mas tudo indica que Hulkenberg terá assinado por dois anos, mais um de opção e com um salário muito superior ao que recebia na Force India, podendo rondar os 20 milhões de dólares! «Estou muito satisfeito por me juntar, em 2017, ao Renault Sport Formula One Team», declarou o piloto alemão. «A Renault foi sempre um ator de primeiro plano no desporto automóvel e que me evoca grandes recordações. Foi com a Renault que Michael Schumacher fez da Alemanha uma nação de F1 e fez despertar em mim o entusiasmo e a paixão pela competição. Ao fazer parte da família Renault quero desenvolver o novo monolugar e escrever novas páginas nesta história de sucesso».

Hulkenberg não se esqueceu da forma como a Force India lhe facilitou a vida nesta transferência, pois tinha já contrato para 2017 com a equipa indiana. «Quero agradecer à Force India a possibilidade que me deu de abraçar esta nova oportunidade. Neste final de temporada irei dar tudo para que obtenha o 4.º lugar dos Construtores, seria um extraordinário resultado, o melhor da sua história e um excelente final para a nossa aventura em comum».

«2017 será a segunda temporada após o regresso do Grupo Renault à F1 enquanto construtor», explicou Jérôme Stroll, presidente da Renault Sport Racing. «Este ano foi dedicado a criar as bases para o sucesso no futuro. Tínhamos necessidade de ter um piloto com experiência e ávido de pódios e Nico Hülkenberg encaixa-se perfeitamente neste perfil».

Resta saber quem o acompanhará e, aí, poderá preparar-se nova surpresa: a Renault poderá estar também atrás de Valtteri Bottas para fazer dupla com Nico Hulkenberg! O finlandês está a ser pressionado pela Williams para renovar por mais três anos mas parece não estar muito inclinado para um compromisso tão longo e encara com bons olhos a oferta da equipa francesa.

Neste momento, a eventualidade de Esteban Ocon subir a piloto da Renault poderá estar um pouco em segundo plano, perante a possibilidade de Bottas poder fazer dupla com Hulkenberg. Mas tudo indica que as decisões se deverão precipitar nos próximos dias, até porque quem gere as carreiras de Bottas e Ocon (bem como de Wehrlein) é a mesma pessoa: Toto Wolff!

Com a saída de Hulkenberg da Force India, é quase certo que deverá ser Wehrlein (ou Ocon) a ocupar o lugar, o que poderá valer à equipa um bom desconto na factura dos motores Mercedes. Por outro lado, caso Bottas saia da Williams, o «rombo» será mais difícil de preencher, até porque a equipa contará, em 2017, com um piloto jovem e inexperiente, Lance Stroll. Fala-se que Felipe Nasr se anda a candidatar para regressar à equipa onde já foi piloto de testes (tem sempre o «encanto» do apoio do Banco do Brasil…), mas que também Daniil Kvyat poderia arranjar apoios para se candidatar ao lugar.

Com estas movimentações na Renault, Kevin Magnussen parecia ter ficado sem lugar na Fórmula 1. Mas hoje apareceu um rumor a ligá-lo à Haas, para fazer equipa com Romain Grosjean, o que deixaria Esteban Gutierrez em má posição… O mercado está, de novo, muito agitado!

Partilhar Notícia.