F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Iniciativa da Ferrari surpreendeu Raikkonen e horrorizou Hamilton

Foi a Ferrari que decidiu de modo próprio construir a protecção de «cockpit» em halo que os F1 poderão ter de usar a partir de 2017, que Raikkonen usou ontem durante uma volta e que Vettel já usou hoje, também no início do último dia de testes. A ideia da Scuderia era ter uma opinião dos pilotos acerca da sua utilização, tendo feito um protótipo do sistema numa interpretação própria, construído em fibra de carbono.

A peça não tinha sequer a dobradiça que lhe permitirá ser aberta para a extracção dos pilotos, o que dificultou inclusive a entrada de Raikkonen e Vettel no habitáculo… A reacção do finlandês até foi positiva: «A diferença em visibilidade é surpreendentemente pequena, estamos um pouco limitados para a frente, mas esta ainda não é a versão final, o ‘design’ pode ser alterado». A FIA estima que, avançando para este sistema, a peça a aplicar nos monolugares deverá pesar cerca de cinco quilos.

Quem não escondeu a sua decepção ao ver o Ferrari com a estrutura de segurança montada foi Lewis Hamilton. Primeiro, colocou uma foto do carro no Instagram com as expressões «por favor não! Esta é a pior mod[ificação] visual na história da F1». E juntou: «Admiro todos os avanços a favor da segurança mas isto é Fórmula 1 e o estado actual está bastante bem». Mais tarde, perante os jornalistas, Hamilton foi muito mais contido, mas não escondeu o que pensava: «Vi a fotografia do carro e a minha reacção… [e deitou as mãos à cabeça]. É o que sinto. Mas não vou dizer nada bombástico!».

Já Nico Hulkenberg, que se manifestara contra antes mesmo de ver o dispositivo concretizado, foi bem directo: «Não o façam! Envia uma mensagem errada, actualmente a F1 é bastante segura. É horrível, não gosto e não gostaria de ter de guiar com aquilo. Não podemos esterilizar o desporto terá sempre de haver um elemento de perigo, é esse o lado ‘sexy’ e de atracção de que a F1 precisa. Os níveis de segurança são elevados e não tenho problemas em aceitar esses riscos e continuar a correr com os carros como eles são agora».

Felipe Massa, que sofreu um grave acidente quando uma mola de outro carro penetrou a viseira do seu capacete (o que não é claro que este sistema tivesse evitado) fica… a meio caminho entre a estética desagradável e as vantagens na segurança: «A segurança é a coisa mais importante e concordo com esta alteração, seja este conceito do halo ou os habitáculos fechados. Mas de facto não é nada bonito… Vamos ver como vai evoluir, se for bom para a segurança, fantástico».

Por fim, Nico Rosberg disse-se imediatamente apoiante deste sistema. «É um enorme passo em termos de segurança. Muitas das últimas fatalidades na competição poderia ter sido salvas com este dispositivo. Admito que visualmente possa não ser fantástico mas, de alguns ângulos, como visto de frente, até me pareceu bem interessante. E pode ser melhorável». Rosberg entusiasmou-se tanto que fez uma sondagem junto dos seus fãs, na sua página de Facebook… mas não teve correspondência: 25% a favor, 75% contra…

Partilhar Notícia.