F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

Limite máximo de combustível sobe para 105 kg já em 2017

Como vai sendo (infelizmente…) típico da Fórmula 1, as alterações aos regulamentos vão sendo conhecidas… às «pinguinhas». Tendo sido divulgado o acordo para as mudanças nas regras referentes aos motores para 2017 e 2018, a FIA parece ter-se lembrado hoje de que lhe faltara divulgar uma outra alteração já aprovada e «relativamente» importante: está decidido o aumento do limite de combustível a usar em cada prova, de 100 para 105 kg.

Este era um dos pedidos já feitos por diversos dos engenheiros de equipas e construtores de motores, baseados em factos bastante simples: com carros mais largos e com maior apoio aerodinâmico (maior resistência ao avanço), mais pesados (722 kg), pneus mais largos e aderentes e motores mais potentes, será natural que os consumos aumentem de forma considerável.

Agora, o artigo 30.5 do regulamento desportivo, já aprovado pelo Conselho Mundial da FIA, passou a dispor que «nenhum carro poderá consumir mais que 105 kg de combustível entre o momento em que é dado o sinal de começo da corrida até ao momento em que cada carro atravessa a meta, após o sinal de fim de corrida ser dado».

Lido assim, o próprio regulamento deixa em abertas inúmeras questões, pois apenas estipula o consumo máximo entre o momento em que se apagam os semáforos e a passagem na linha de meta. E o que se gasta na volta de formação da grelha? E na volta de desaceleração? Não seria mais simples estabelecer que os 105 kg são entre o momento em que os carros saem das «boxes» para ir para a grelha até que entram em parque fechado, tendo de haver gasolina suficiente para recolher uma amostra para análise?...

Partilhar Notícia.