F1Flash.com - Página Inicial Descubra o izigo.pt

McLaren deixa-se levar pela imaginação e cria o fascinante MP4-X!

Dando largas à imaginação dos projectistas e «designers» do departamento McLaren Applied Technologies, a empresa de Ron Dennis surpreendeu com a visão do que poderá ser um carro de competição do futuro. Não sabemos bem se será correcto chamar-lhe «F1 do futuro» porque, basicamente, o McLaren MP4-X, que só existe virtualmente, desrespeita muitas das mais básicas regras técnicas da disciplina.

«Com o ‘concept’ futurista McLaren MP4-X quisemos espreitar o futuro e imaginar a arte do possível», justificou John Allert, um dos directores do McLaren Technology Group. Combinámos um certo número de ingredientes da F1 – velocidade, emoção e ‘performance’ – com os temas actualmente em discussão – como os ‘cockpits’ fechados para melhorar a segurança do piloto e as tecnologias híbridas».

Claro que este é um projecto sem quaisquer limitações regulamentares, o que permitiu libertar a imaginação por territórios interditos aos projectistas dos monolugares que competem no Mundial de F1. Por exemplo, o MP4-X tem um chassis que se adapta às diferentes exigências aerodinâmicas, tem rodas totalmente carenadas e, claro, tem uma cobertura do habitáculo translúcida.

Este será o ponto que maior discussão o MP4-X provocará, dado ser um tema que está na ordem do dia. A protecção é extremamente resistente aos impactos e tem capacidade fotocromática, de forma a escurecer quando o sol está demasiado forte, elevando-se o volante quando se abre para facilitar a extracção do piloto.

Outras «invenções» do MP4-X são os painéis solares que cobrem a carroçaria podendo fornecer energia aos diversos sistemas do carro ou dar um «boost» ao grupo propulsor híbrido. O efeito de solo também é recuperado neste protótipo virtual, com dois pronunciados túneis Venturi a percorrerem todo o chão do carro, de forma a colarem-no ao asfalto.

Ideia interessante para os «marketeers» é a substituição dos autocolantes dos patrocinadores por painéis que podem ir alterando a marca que exibem, adaptando-a até aos gostos dos telespectadores! Ou seja, o MP4-X encerra uma vasta panóplia de pistas por agora ainda apenas imaginárias mas que servirão de «guião» para pesquisar um futuro mais ou menos longínquo para uma F1 ainda mais excitante!

Partilhar Notícia.